Posse de bola e campeão de Copa: Quem é Martín Varini, novo técnico do Athletico
Martín Varini, que deve ser anunciado oficialmente como novo técnico do Athletico nesta segunda-feira (7), já teve uma passagem pelo Brasil. Com 32 anos, o profissional teve o desligamento anunciado oficialmente pelo Defensor, do Uruguai, na noite deste domingo (7).
Ele soma dois trabalhos no Uruguai. Em 2021, na primeira chance como treinador principal, no Rentistas, Varini somou apenas quatro vitórias em 25 jogos. Depois disso, Varini teve experiências como auxiliar do compatriota Paulo Pezzolano no Cruzeiro e no Valladolid, time de Ronaldo Fenômeno na Espanha.
A decisão da contratação do uruguaio foi do presidente rubro-negro Mario Celso Petraglia. Mesmo sem estar presencialmente no dia a dia do clube, ele ainda tem a palavra final.
Vale lembrar que o Furacão chegou a entrevistar com o português Carlos Carvalhal após ficar no aguardo por Fernando Diniz, que manifestou o desejo de descansar após a demissão no Fluminense.
Varini aposta na posse de bola, avalia jornalista uruguaio
O jornalista Enrique Arrillaga, do Diario El País de Montevidéu, foi ouvido pelo UmDois Esportes e afirma que o técnico tem como principal conceito a posse de bola.
Ele ainda exaltou os resultados do Defensor sob o comando de Varini. Apesar da equipe ser eliminada, nos pênaltis, para o Puerto Cabello, da Venezuela, na primeira fase da Libertadores, o clube foi campeão da Copa do Uruguai neste ano e está na terceira posição do Campeonato Uruguaio. Atrás de Peñarol e Nacional, clubes mais tradicionais do país, o time tem o segundo melhor ataque, com 35 gols em 15 jogos, e a segunda melhor defesa, com 18 gols sofridos.
"Martín é um treinador muito jovem e é da escola de Paulo Pezzolano. Aposta no jogo de posse para gerar ataques", conta.
Neste ano, o time de Varini soma 45 gols marcados e 26 sofridos em 26 jogos. Ou seja, a equipe tem a média de sofrer um gol por jogo. Sobre esse aspecto, Enrique avalia que a parte defensiva fica em segundo plano.
"A defesa tem sido uma crítica, mas também é uma constante nas abordagens dos treinadores deste estilo. Apostam muito no ofensivo e por isso que as questões defensivas são negligenciadas, ou não têm importância vital".
Por fim, o jornalista ainda acredita que o trabalho no Athletico pode ser um salto na carreira de Martín Varini.
"É o maior desafio. Ele é muito jovem e tem muito a crescer. Essa oportunidade será boa para ele enfrentar um grande desafio e também a pressão de estar em um time importante como o Paranaense", completa Arrillaga.
"Melhor que eu", previu Pezzolano
Enquanto estava à frente do Cruzeiro, Paulo Pezzolano fez questão de exaltar a presença de Varini na comissão técnica.
"Sempre estamos conversando, nos comunicando e sabendo o que queremos para o jogo e para a equipe. Estou tranquilo. Sou o treinador, mas quem está comigo, o assistente técnico, sabe mais que eu. O Martín será melhor que eu, assim penso", disse ele sobre o então auxiliar.
Na época que esteve no Cruzeiro, em 2022 e 2023, Varini comandou o time principal cinco vezes, com quatro vitórias. Bastante elogiado pela torcida mineira nas redes sociais, o uruguaio participou na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro da Raposa.
Athletico mira decisões com a chegada de Varini
O Athletico se prepara para o jogo contra o Bahia, pela 16ª rodada do Brasileirão. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira (10), às 19h, na Ligga Arena, em Curitiba.
Ainda não se sabe se Varini vai comandar o time na beira do campo. Caso isso aconteça, Juca Antonello volta para a função como auxiliar.
Contudo, o Furacão tem a decisão pela terceira fase da Copa do Brasil no fim de semana. Após perder no jogo de ida por 2 a 1, de virada, o Athletico precisa vencer o Ypiranga-RS para avançar no torneio.
Já na semana que vem, o Rubro-Negro inicia os duelos contra o Cerro Porteño, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.