Athletico anuncia primeiro reforço na janela: veja como ele deve ser usado no time
Depois de mais de um mês que a janela de transferências abriu, o Athletico confirmou o primeiro reforço para o segundo semestre nesta sexta-feira (23). O meio-campista Bruno Praxedes, que estava no Vasco e pertence ao Bragantino, chega ao Furacão por empréstimo até o fim deste ano.
No entanto, nas próximas semanas, Praxedes só poderá jogar pelo Athletico no Brasileirão. Isso acontece porque ele defendeu o Vasco na Copa do Brasil (e adversário da fase quartas de final), mas o Furacão poderá inscrevê-lo para as quartas de final da Sul-Americana.
"Estou muito contente e feliz por vestir esta camisa. Por fazer parte deste clube e da grandeza que ele é. As expectativas sempre são as melhores. Jogar, conquistar títulos e deixar meu legado aqui dentro. Estou muito motivado e quero estrear o mais rápido possível", declarou o novo reforço do Furacão. Praxedes vestirá a camisa 8.
Quem é o novo reforço do Athletico?
Aos 22 anos, o meio-campista é habilidoso. Com passagem nas categorias de base do Fluminense, Bruno Praxedes foi revelado no Internacional, em 2020, após ter sido eleito o melhor jogador da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O jogador ganhou status de titular logo na primeira chance no time principal do Inter e foi um dos destaques da equipe comandada, na época, por Abel Braga.
Para se ter noção, o Bragantino investiu R$ 35 milhões por Praxedes em 2021. Ele ainda é a contratação mais cara da história do time paulista, mas pode ser ultrapassado. O meia Jhon Jhon, que também era alvo do Furacão, foi comprado do Palmeiras neste ano e o negócio pode chegar a R$ 38 milhões caso consiga atingir determinados número de jogos e minutos.
No entanto, ele perdeu espaço e foi emprestado ao Vasco. Com o técnico Ramón Díaz, Praxedes foi importante na campanha que livrou o time do rebaixamento. Contudo, com a saída do treinador argentino, Praxedes também perdeu espaço.
No total, o jogador fez dois gols e duas assistências em 35 jogos com a camisa do Vasco. Neste ano, porém, são apenas 14 jogos (seis como titular) e um gol marcado. A torcida carioca ainda criticou as últimas exibições, ainda mais com o erro no passe na derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG. No segundo gol, Praxedes dá um passe totalmente equivocado e deixa Hulk em ótimas condições de marcar.
Como ele deve ser usado no Athletico
Praxedes deve ser importante para o técnico Martín Varini evitar o desgaste das principais peças do Athletico no meio campo.
Contudo, Praxedes pode fazer com que João Cruz, promessa das categorias de base, e Felipinho, recuperado de uma hepatite viral, percam espaço.
Vale lembrar que, apesar da mudança dos jogadores, o sistema de jogo do Athletico tem sido o mesmo com Varini. O técnico quer o famoso sistema WM, que na prática se desenha com um 3-2-2-3. No entanto, em momentos defensivos, o time também varia com o 4-1-4-1, com os pontas ajudando e recompondo a segunda linha. Ou seja, são pelo menos três meio campistas distribuídos.
Nesse sentido, Erick, Fernandinho e Zapelli são os três titulares. Gabriel e Christian (que é o mais aproveitado) tem chances e proporcionam características diferentes. Gabriel aumenta o poder de marcação, enquanto Christian pode atuar em diferentes setores do meio campo e tem a construção como ponto favorável.
Com passe qualificado e habilidade técnica, Praxedes ainda tem a estatura como aspecto positivo. Ele tem 1,86 metro de altura, o que pode ajudar bastante o Athletico nas bolas aéreas. Nesse sentido, ele só é mais baixo que o volante Zé Vitor, que tem 1,94 metro, é emprestado pelo Maringá FC e deixou de ser aproveitado.
"Posso jogar nas três funções do meio de campo. Mas onde me sinto melhor é jogando como segundo volante ou meia. Nos clubes por onde passei, tive a felicidade de fazer alguns gols de fora de área. Espero fazer muitos gols assim aqui também e ajudar o clube da melhor forma", afirmou.
A expectativa é que Praxedes seja relacionado para o jogo contra o ex-clube Vasco, pela 24ª rodada do Brasileirão 2024, na próxima segunda-feira (26), às 21h, em São Januário.