Felipão fala em “juntar os caquinhos” e põe G6 como maior propósito do Athletico
O técnico do Athletico, Felipão, falou em "juntar os caquinhos" após a derrota para o Internacional para buscar uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2023. Agora, o Furacão não depende apenas das próprias forças para terminar no G6, já que o clube pode ser ultrapassado pelo Atlético-MG no complemento da rodada.
O próximo desafio de Felipão e seus comandados será contra o Atlético-GO, às 21h30 de quarta-feira (9), em Goiânia.
"Nós temos que nos juntarmos e ter uma mentalidade um pouco diferente. Quando nós acertamos o jogo no segundo tempo (contra o Inter) e quando tivemos a partida em condições iguais, a bola bate em alguém e sobra para o atacante fazer o gol. São coisas do futebol. Temos que juntar os caquinhos e, desses caquinhos, fazer uma equipe para quarta-feira", afirmou o comandante rubro-negro após a derrota por 2 a 0 para o Inter no Beira-Rio.
O Athletico ainda é o sexto colocado do Brasileirão, com 54 pontos. Para seguir no G6, porém, o clube precisa secar o Atlético-MG, que tem 52 pontos e que recebe o Botafogo às 20h de segunda-feira (7). Se o Galo não vencer, o Furacão terminará a rodada no G6. Caso contrário, o Athletico cairá para sétimo. Apesar de não depender mais das próprias forças, Felipão coloca o G6 como o novo "maior propósito de todo o ano".
+ Confira a tabela do Brasileirão e os próximos jogos do Athletico
"Não depende só de nós agora (o G6). Mas é buscar o G6 como se fosse o nosso maior propósito de todo o ano. Nosso maior propósito era chegar à final da Libertadores, nós chegamos e não ganhamos. Agora nosso propósito é este. Vamos fazer o possível para, quarta-feira, estar em condições para brigar por G6, G7 ou G8. Temos que estar entre esses concorrentes para atingir o primeiro objetivo, que é a classificação automática (no G6)".
O G6 do Brasileirão garante uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2023. Já o sétimo e o oitavo irão para a pré-Libertadores - ou seja, essas duas equipes terão que disputar dois mata-matas para tentar chegar à fase de grupos.
+ Internacional x Athletico: veja os gols, as fotos e a ficha da partida
Para o duelo com o Atlético-GO, Felipão precisará promover mudanças. O zagueiro Thiago Heleno cumprirá suspensão por ter sido expulso diante do Inter. E o volante Hugo Moura, substituído com dores no intervalo, não deverá ter condições de jogo. Já o lateral-esquerdo Abner voltará a ficar à disposição. Com pouco tempo entre um jogo e outro, o comandante rubro-negro aponta o que precisa ser corrigido para quarta-feira (9):
"O que vamos buscar atingir mentalmente é que esta equipe supere as dificuldades. A gente vem tendo um, dois, três gols em momentos em que nós estamos muito bem, como aconteceu contra o Palmeiras, contra o Flamengo e agora no jogo de hoje. São coisas que, no futebol, a gente não prevê e acontecem. Tem que trabalhar e buscar uma solução", completou Felipão.
Depois de visitar o Atlético-GO, o Athletico ainda recebe o Botafogo, às 16h de domingo (13), na Arena da Baixada, pela 38ª e última rodada do Brasileirão.