Athletico pode confirmar ida à Libertadores na rodada; veja as contas para G6 e G8
O Athletico depende apenas de si para voltar à Libertadores em 2023. O Furacão é o atual sexto colocado do Brasileirão, com 54 pontos, e está confirmando a vaga direta restando três rodadas.
Na sequência da tabela, estão se classificando para a pré-Libertadores o Atlético-MG (52 pontos) e o São Paulo (51 pontos). E a vantagem para o nono colocado, o América-MG, hoje já é de cinco pontos. Ou seja, o Furacão pode confirmar sua ida à fase preliminar da competição continental já no fim de semana.
+ Veja a tabela completa do Brasileirão e os próximos jogos do Athletico
Para isso, precisa vencer o Internacional e torcer para que o Coelho (49 pontos) e o Fortaleza (48 pontos) não vençam seus jogos. Se empatar ou perder, precisa que os dois rivais, mais o Botafogo também tropecem para não perder a vantagem, mas ainda não confirmaria a vaga no G8.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Athletico tem 94,5% de chance de estar na Libertadores do ano que vem - ao menos na pré-Libertadores.
Já para buscar a vaga direta na fase de grupos, o Furacão ainda não tem chances da confirmação nesta 36ª rodada. Mesmo que ganhe do Internacional fora de casa e chegue aos 57 pontos, o Atlético-MG ainda poderia ultrapassá-lo na pontuação nas duas últimas rodadas.
Nesta reta final, o Rubro-Negro encara o Colorado no sábado (5), às 21h, no Beira-Rio. Depois, fecha o Brasileirão com o Atlético-GO (fora) e o Botafogo (casa). Já o Galo enfrenta Botafogo (casa), Cuiabá (casa) e Corinthians (fora). O Tricolor paulista, outro de olho no G6, pega Fluminense (fora), Internacional (casa) e Goiás (fora).
Ao lado do Furacão nestas estatísticas está o histórico na competição: desde a décima rodada o time não saiu da zona de Libertadores e vem se mantendo na sexta posição desde a 22ª rodada.