Athletico passa sufoco e torcida aumenta pressão sobre Alberto Valentim
O Athletico precisou das penalidades máximas para classificar-se às semifinais do Campeonato Paranaense, neste domingo (20), contra o Londrina, na Arena da Baixada.
Depois de vencer por 2 a 1 no tempo normal – Davi Araújo e Terans abriram o placar no segundo tempo, enquanto Augusto diminuiu para o Tubarão – o Furacão viu o goleiro Santos brilhar. Ele segurou a cobrança de Luan e colocou o time em vantagem na disputa.
Sem errar, o Athletico ainda contou com a batida para fora de Salatiel para o garantir a vaga no confronto contra o rival Coritiba.
No jogo de ida, os Aspirantes rubro-negros haviam perdido por 1 a 0, no Estádio do Café, diante dos comandados de Adilson Batista.
A fraca atuação atleticana, contudo, também aumenta a pressão sobre o técnico Alberto Valentim. A maior parte do estádio gritou, em coro, 'Fora Valentim', depois dos 90 minutos regulamentares.
O contestado trabalho do treinador, que tem o título da Copa Sul-Americana no currículo, terá seu principal teste no Atletiba. O primeiro jogo semifinal é nesta quarta (23), às 20h, na Arena. A volta é no domingo (27), às 16h, no Couto Pereira.
Classificação no sufoco
Com os titulares em campo, o Athletico teve mais volume de jogo diante de um adversário recuado, que apostava alto na vantagem do empate. O Furacão pressionava o rival, mas errava na construção das jogadas ofensivas e finalizava com pouco perigo. Aos poucos, o domínio estéril começou a deixar a torcida impaciente.
Em jogada individual de Davi Araújo, aos 33 minutos, veio um respiro de tranquilidade. O atacante pedalou, cortou pra dentro e bateu de longe. A bola quicou e enganou o goleiro Matheus Albino.
O segundo tempo seguiu com mais pressão dos donos da casa – e também muita reclamação. Aos 16, o árbitro Rodolpho Toski Marques não marcou pênalti de Saimon, que tocou com a mão na bola após finalização de Jader. Em outro lance, o Athletico reclamou pênalti em Dani Bolt.
O domínio era grande, tanto que o goleiro Santos mal participava do jogo. Mesmo assim, faltavam opções, repertório para o Athletico contra um time claramente inferior.
Mas no abafa, Terans ampliou aos 37 minutos, de cabeça, após cruzamento perfeito de Davi. O gol garantiria a classificação direta à semifinal contra o Coxa.
O script da partida, porém, tinha mais suspense. O zagueiro Augusto diminuiu de cabeça, sozinho, aos 40, e levou a decisão aos pênaltis. Ao fim dos 90 minutos, o coro de ‘Fora, Valentim’ ecoou forte na Baixada.
Nas cobranças, Pablo, Bissoli, Terans e Rômulo converteram para o Furacão. Do outro lado, Luan parou em Santos e Salatiel mandou pra fora, fechando a suada passagem do Athletico nas quartas de final do Estadual.
Ficha técnica
CAMPEONATO PARANAENSE
Quartas de final - volta
20/03/2022
Athletico (4) 2 x 1 (2) Londrina
Athletico: Santos; Dani Bolt (Bissoli), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick (Christian), Matheus Fernandes (Rômulo) e David Terans; Davi Araújo (Daniel Cruz), Julimar (Jader) e Pablo.
Técnico: Alberto Valentim.
Londrina: Matheus Albino; Samuel Santos, Saimon, Jean Henrique (Luan) e Felipe Vieira; João Paulo, Jhonny Lucas e Eltinho (Toni Nang); Augusto, Douglas Coutinho (Salatiel) e Thiago Ribeiro (Marcelinho).
Técnico: Adison Batista.
Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR).
Data: 20/03/2022.
Gols: Davi Araújo, aos 33' do 1°; David Terans aos 38' e Augusto aos 39' do 2°.
Amarelos: Matheus Albino e Jhonny Lucas (L)
Público: 14.435
Renda: R$ 351.430.00
Árbitro: Rodolpho Toski Marques.
Assistentes: Jefferson Cleiton Piva da Silva e Leandro Polli Glugoski.