Athletico fecha parceria com clube holandês; CEO vê “benefícios ilimitados”
O Athletico fechou uma parceria com o Ajax, da Holanda. O acordo foi anunciado pelo clube nesta quarta-feira (4) e será de colaboração em metodologia, scouting e desenvolvimento de talentos.
Para o Furacão, a parceria abre caminho para a Europa e poderá utilizar métodos do clube holandês nas categorias de base. O Ajax, por sua vez, vê principalmente a possibilidade de seleção de talentos. A negociação caminhava desde fevereiro desse ano.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
O CEO de Negócio do Athletico, Alexandre Mattos, destaca a força de ambos clubes como formadores a nível mundial e acredita que a união fortalecerá ainda mais o desenvolvimento das categorias de bases.
"Sem dúvidas, esta parceria é de mais alto nível. As escolas brasileira e holandesa são duas gigantes do futebol mundial. Os benefícios são ilimitados. Acredito que os dois clubes crescem e podem evoluir ainda mais os seus processos de captação e formação de jovens jogadores. São duas marcas muito importantes em termos mundiais de formação de atletas", avaliou.
Maurits Hendriks, Chief Sports Officer (CSO) do Ajax, também falou sobre a parceria e destacou a fama do Furacão de ser um clube inovador e exemplo no Brasil. Os representantes do time holandês estiveram no país há cerca de duas semanas e acompanharam os processos do Athletico dentro do CT do Caju.
"Essa parceria representa nossa determinação em expandir a rede de futebol mundial do Ajax e prospectar talentos criativos. Estamos felizes em dar as boas-vindas ao Athletico Paranaense nesta rede. É um clube maravilhoso, conhecido no Brasil pela sua inovação e metodologia. Não somente dentro de campo, mas também fora dele. Com o Athletico Paranaense, podemos criar uma situação ‘ganha-ganha’ que vai além dos tradicionais limites de desenvolvimento de talentos", disse.
Um levantamento recente do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) mostrou que ambos clubes estão entre os que mais tiveram superávit com vendas de jogadores nos últimos 10 anos. O Ajax foi o segundo clube do mundo com maior captação (434 milhões de euros). O Furacão ficou na 16ª posição, com 184 milhões de euros, sendo o melhor brasileiro da lista.
+Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp