Sob protestos da torcida, Athletico leva susto, mas mantém hegemonia contra o Paraná
Apesar do susto inicial, o Athletico venceu o Paraná Clube de virada, por 2 a 1, neste sábado (11), na Ligga Arena e manteve a hegemonia no clássico. Os gols do Furacão na abertura do Campeonato Paranaense foram de Di Yorio e Palacios. Do lado do Tricolor, Eduardo Tanque marcou.
Bastante movimentado e com protestos da torcida rubro-negra, o clássico entre Athletico e Paraná começou melhor para os visitantes, que entraram para tentar acabar com o incômodo tabu de oito anos sem vencer na estreia do Ruralzão.
Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Guia do Ruralzão: tudo sobre os times
Com um começo intenso, o time comandado por Argel Fuchs teve maior volume no ataque e deu trabalho para a defesa do Furacão. Diego Tavares chegou a marcar, mas estava em posição de impedimento e não valeu.
Depois da pressão Tricolor, o cenário se inverteu e o Athletico passou a dominar a partida, com ao menos quatro chances de abrir o placar antes do intervalo. No final da primeira etapa, os donos da casa foram castigados. Após escanteio, Eduardo Tanque marcou de cabeça.
Athletico mantém tabu duplo do Paraná Clube
Na etapa final, o Tricolor adotou uma estratégia excessivamente defensiva. A partida ficou mais lenta e o Athletico teve dificuldade de finalizar.
Yan Victor cometeu um pênalti que facilitou as coisas para o Furacão. Zapelli desperdiçou, mas o atacante contestado pela torcida, Di Yorio, acertou no rebote e igualou tudo. Quem fez o gol da virada foi o lateral-direito Hayen Palacios.
Com o gol, o Furacão manteve o tabu do Paraná Clube no Ruralzão, que completa mais um ano sem vencer na estreia da competição. A última vez que o Tricolor conseguiu o triunfo logo na primeira rodada foi em 2017, numa goleada sobre o Foz do Iguaçu.
Além disso, o Athletico não deixou ser surpreendido pelo Paraná na Ligga Arena, onde o Tricolor não vence desde 2014. O Furacão segue com a hegemonia no clássico, com 32 vitórias, contra 16 do rival e 19 empates.
Jogo foi marcado por protestos da torcida do Furacão
O primeiro jogo do Athletico depois do rebaixamento foi marcado por protestos da torcida. No início do jogo, uma faixa com as frases "Cadê o dinheiro?" e "Fora Márcio Lara" foram expostas pela torcida organizada Os Fanáticos.
No intervalo, quando o Furacão estava atrás no placar, os torcedores xingaram o presidente Mario Celso Petraglia e pediram a saída do braço-direito do mandatário, Lara. Ainda antes do jogo, torcedores distribuíram cédulas de dinheiro falso com o rosto do homem-forte do Rubro-negro.
Veja também
+ Confira a tabela completa e a classificação do Campeonato Paranaense
+ Guia do Ruralzão: tudo sobre os times na disputa
Gols e melhores momentos de Athletico x Paraná
Ficha Técnica
Athletico 2 x 1 Paraná Clube
Campeonato Paranaense – 1ª rodada
Athletico: Mycael; Hayen Palacios, Belezi, Léo Pelé e Fernando; Felipinho (João Cruz), Raul e Zapelli (Falcão); Luiz Fernando (Matheus Felipe), Cuello e Matheus Babi (Di Yorio). Técnico: Maurício Barbieri.
Paraná Clube: Gabriel Gasparotto; Lucas Mazetti (Daniel Guedes), Yan Victor, Lucas Ryan e Kevin; Bruno Vinícius, Geílson, Júlio Rusch (Rikelmi) e Gustavo Xuxa; Diego Tavares e Eduardo Tanque (Joesley). Técnico: Argel Fuchs.
🗓️ Data e horário: sábado, 11 de janeiro de 2025, às 16h.
📍 Local: Ligga Arena, Curitiba (PR).
🔎 Árbitro: Lucas Casagrande (PR).
🚩 Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Sergio Henrique Monteiro Gomes (PR).
🖥️ VAR: Não utilizado.
⚽ Gols: Eduardo Tanque (PRC), aos 48' do 1º T; Di Yorio, aos 18' do 2º T, Palacios, aos 31' do 2º T (CAP).
🟨 Cartões Amarelos: Cuello (CAP).
🟥 Cartões Vermelhos: Nenhum.
🏟️ Público: 26.041 (total).
💸 Renda: R$ 790.405,00.