Athletico mostra que pode se defender atacando e larga na frente contra o Palmeiras
O Athletico largou em vantagem na semifinal da Libertadores. Nesta terça-feira (30), o Furacão venceu o Palmeiras por 1 a 0, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida. O gol da vitória foi marcado por Alex Santana, ainda no primeiro tempo.
Agora, o Rubro-Negro joga pelo empate, na próxima terça-feira (6), no Allianz Parque, para chegar à decisão do torneio continental.
+ Veja a tabela completa da Libertadores
Um resultado que foi construído por um Athletico ofensivo, que construiu jogadas, buscou o resultado e anulou o adversário, com atuações bem diferentes das apresentadas contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.
Sem ficar se preocupando apenas em se defender, o Furacão parece ter aprendido que ir para cima também é uma boa estratégia para não levar gols. Já na escalação se via que a equipe teria mais mobilidade, com Alex Santana e Vitor Roque.
Os dois, inclusive, participaram da jogada do gol. Aos 22 minutos, o garoto de 17 anos dividiu a bola na área, dominou, gingou e cruzou para Alex Santana, que tocou no contrapé de Weverton.
Nem mesmo em vantagem no placar o Rubro-Negro recuou. Seguiu fechando os espaços, mas jogando em velocidade e finalizando. A estratégia só mudou no segundo tempo, quando Hugo Moura, de maneira infantil, acabou sendo expulso.
+ Veja como foi o tempo real de Athletico 1x0 Palmeiras
Com um a menos, o time atleticano começou a se complicar. Perdeu o meio-campo e viu o Palmeiras pressionar, tendo ainda mais posse de bola. Ali foi o momento em que o Athletico precisou fechar a casinha, mas por necessidade e não por opção.
Em uma partida tranquila e apresentando um bom futebol, o Furacão só passou sufoco nos minutos finais. Ainda assim, a "retranca a la Felipão" se mostrou bem feita e a equipe conquistou uma importante vitória.
O que mudou mesmo foi a vontade de marcar gol e vencer o jogo, o que fez a diferença dentro da Arena da Baixada.
Ficha técnica
Libertadores
Semifinal - Jogo de ida
ATHLETICO 1x0 PALMEIRAS
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho (Léo Cittadini) e Alex Santana (Erick); Canobbio (Rômulo), Vitinho (Cuello) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Felipão.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael (Atuesta) e Raphael Veiga (Bruno Tabata); Dudu, López (Wesley) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira.
Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR).
Árbitro: Roberto Tobar (CHI).
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI).
VAR: Juan Lara (CHI).
Gol: Alex Santana, 22 do 1ºT.
Cartões amarelos: Vitinho (CAP); Zé Rafael (PAL).
Cartão vermelho: Hugo Moura (CAP).
Público pagante: 37.932.
Público total: 38.963.
Renda: R$ 1.620.080,00.