Vendido ao São Paulo por valor histórico, Pablo reencontra o ex-clube
O atacante Pablo deve ser o titular do ataque do Athletico contra o São Paulo. O jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão acontece neste sábado (9), às 21h, no Morumbis.
O jogador de 32 anos reencontra o ex-clube, ao contrário do meia Nikão, que não poderá entrar em campo, já que o Furacão não quis pagar a multa. Apesar da passagem pelo clube paulista, pode-se dizer que nenhum deles deixou saudade na torcida são-paulina.
Por outro lado, os dois recuperaram espaço desde a chegada do técnico Lucho González. O argentino deposita a confiança na liderança deles para evitar o rebaixamento.
+ Confira a tabela completa do Athletico no Brasileirão
Pablo voltou a se firmar como referência do ataque com a ausência de Mastriani, que passou por uma cirurgia no joelho, e a perda de espaço do argentino Lucas Di Yorio, que não convenceu em nenhum momento da temporada.
Pablo foi titular nas últimas cinco partidas do Athletico e abriu o placar na vitória sobre o Cruzeiro, pela 31ª rodada. O gol encerrou um jejum que durava mais de cinco meses, o que ergue a confiança.
Agora ele reencontra o ex-clube, contra quem tem um retrospecto positivo.
Os jogos de Pablo contra o São Paulo pelo Athletico
O atacante tem bons números contra o ex-clube. Com a camisa do Furacão, Pablo anotou três gols sobre o São Paulo em nove duelos, sendo cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.
O atacante defendeu a camisa rubro-negra contra os paulistas duas vezes em 2016 e anotou o gol da vitória por 1 a 0 em Curitiba. Como visitante naquele ano, o Athletico também ganhou: 2 a 1 no placar e com Pablo em campo, mas com gols de Otávio e Hernani.
Já em 2017, Pablo passou em branco nos dois confrontos do Brasileirão. O ano seguinte foi marcado por ter tido mais jogos entre as equipes - foram dois embates pela Série A e um encontro na quarta fase da Copa do Brasil. O Furacão levou a melhor: 2 a 1 em Curitiba, com direito a gol de Pablo, e empate por 2 a 2 no Morumbi, que classificou os paranaenses.
Já em 2023, Pablo jogou diante do São Paulo apenas no primeiro turno e balançou as redes no empate por 1 a 1, na Ligga Arena.
- 2016 - dois jogos e duas vitórias
- 2017 - uma vitória e uma derrota
- 2018 - uma vitória, dois empates e uma derrota
- 2023 - um empate
Athlteico: São Paulo apostou alto em Pablo
Com o título e dividindo a artilharia da Copa Sul-Americana 2018, Pablo se tornou o grande alvo dos clubes na janela de transferências. Além de ter feito 18 gols em 51 jogos, ele era fundamental na equipe comandada por Tiago Nunes.
Com as boas atuações na época, Pablo recebeu uma proposta do Flamengo e interesse do Palmeiras. Contudo, quem levou a melhor foi o São Paulo, que desembolsou 6 milhões de euros (R$ 26,5 milhões) por 70% dos direitos econômicos do atleta.
A transação foi a segunda mais cara da história em transferências nacionais, ficando apenas atrás dos R$ 41,6 milhões desembolsados pelo Santos para comprar o atacante Leandro Damião, então no Internacional, em 2013.
Apesar de ter sido criticado pela torcida, o atacante foi artilheiro do time em duas das três temporadas que defendeu o clube. Fez sete gols em 2019 e anotou 13 tentos em 2021.
A saída do atacante do Tricolor paulista foi bem negociada por parte do jogador. Pablo abriu mão dos dois anos restantes no contrato e ficou livre no mercado para retornar ao Furacão. Em troca, os paulistas tiveram que pagar os valores atrasados dos anos anteriores.
Atacante evita cravar permanência do Athletico na Série A
Pablo vive um momento peculiar no Furacão. Acostumado com a era mais vitoriosa do clube, o atacante corre o risco de participar de um rebaixamento histórico no ano do centenário.
Em meio ao cenário conturbado, Pablo evitou cravar a permanência do Furacão na Série A, mas mostrou confiança na permanência do Athletico.
"Prometer que não vai cair, fazer gols... No futebol só existe uma promessa: se dedicar e dar o melhor em campo. É isso que prometemos ao torcedor. É lamentar pouco e vencer o próximo jogo. É simples assim, temos que somar pontos", disse Pablo após a derrota de virada para o Vitória.
Na 17ª posição, abrindo a zona de rebaixamento, com 34 pontos, o Athletico tem 34% de chances de ser rebaixado neste momento. O cálculo é do matemático Tristão Garcia.