Martín Varini é anunciado pelo Athletico e estreia em decisão na Copa do Brasil
O técnico uruguaio Martín Varini foi oficializado como novo técnico do Athletico no fim da tarde desta terça-feira (9). O acerto aconteceu no último domingo (7), e o técnico chegou ontem em Curitiba. Durante a manhã, ele foi apresentado ao elenco.
Junto com o treinador, chegam os auxiliares Alejandro Toyos, Nicolás da Costa e Vinícius Rovaris.
O anúncio do clube confirmou que o novo treinador não comanda a equipe na partida contra o Bahia, nesta quarta-feira (10), às 19h, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 16ª rodada do Brasileirão.
Dessa forma, a estreia de Varini será contra o Ypiranga-RS, pela terceira fase da Copa do Brasil. O duelo está marcado para o próximo sábado (13), às 18h, também em Curitiba. Na ida, o Furacão perdeu, de virada, por 2 a 1. Ou seja, a primeira missão é conquistar a classificação do clube para o mata-mata do torneio.
Além disso, o uruguaio assume a equipe na sexta colocação do Brasileirão e uma semana antes dos duelos contra o Cerro Porteño, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.
A escolha por Varini aconteceu após a tentativa frustrada do clube em procurar Fernando Diniz. Atual campeão da Libertadores, o treinador brasileiro foi demitido na segunda metade de junho e disse que quer um tempo de descanso após dois anos trabalhando no clube carioca.
Além disso, o presidente rubro-negro Mario Celso Petraglia ainda fez uma entrevista com o português Carlos Carvalhal, que está sem clube desde fevereiro, quando saiu do Olympiacos, da Grécia.
Essa será a segunda passagem de Martín Varini pelo Brasil. Em 2022 e 2023, ele atuou como auxiliar do técnico Paulo Pezzolano no Cruzeiro. Ou seja, ele vai ter um reencontro com o meia Nikão, que pertence ao Athletico por empréstimo até o fim do ano, e fez parte do elenco da Raposa.
+++ Opinião: Isolado, Petraglia chama atenção pela má gestão no futebol do Athletico
Athletico destaca "estilo ofensivo" do treinador
No anúncio, o Athletico exaltou Varini como "destaque da nova geração de treinadores" e o "estilo de jogo ofensivo".
Aos 32 anos, o uruguaio é o segundo técnico mais jovem da história do Furacão. Inclusive, ele é mais jovem que o zagueiro Thiago Heleno, que está com 35 anos, e do volante Fernandinho, que tem 39. Além disso, o lateral-direito Madson e o atacante Pablo têm a mesma idade do treinador.
O Athletico ainda destacou que o treinador vinha fazendo uma "grande campanha" pelo Defensor, do Uruguai. Varini deixou a equipe após o título da Copa do Uruguai e na terceira posição do Torneio Apertura.
Nesse último trabalho, Varini obteve aproveitamento de 62,8% em 26 jogos, sendo 14 vitórias, sete empates e cinco derrotas.
+++ Posse de bola e campeão de Copa: Quem é Martín Varini, novo técnico do Athletico