Athletico nunca perdeu título do Paranaense quando venceu na ida
O Athletico nunca perdeu um título do Campeonato Paranaense quando venceu na partida de ida. O Furacão abriu vantagem no primeiro jogo da final de 2023 contra o FC Cascavel com a vitória por 2 a 1. A finalíssima será no domingo (9), às 17h, na Arena da Baixada.
+ Confira a tabela do Campeonato Paranaense
A última vez em que saiu na frente em uma decisão foi, inclusive, o ano do último título Estadual: 2020. Na oportunidade, o Furacão venceu o rival Coritiba na Arena da Baixada por 1 a 0, com gol de Léo Cittadini. Na volta, no Couto Pereira, em jogo sem torcida por conta da pandemia, Khellven e Nikão marcaram golaços e viraram o jogo para 2 a 1 para garantir o taça.
Na história, quando o regulamento foi de jogos de ida e volta em finais, o Athletico teve outros momentos em que venceu no primeiro jogo e levou o troféu: em 2016, 2002, 1943 e 1934.
Uma curiosidade é que, assim como nesta temporada, apenas em 1943 o Rubro-Negro jogou como visitante na primeira partida. Foram duas vitórias por 3 a 2 sobre o Coxa. Nos demais títulos, ou o Furacão perdeu ou empatou na ida. Em outros casos, como citado, o regulamento do campeonato era diferente.
Para confirmar o seu 27º título, o Furacão precisa de um empate. Se perder por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. O Athletico, vale lembrar, está invicto no Paranaense, com 15 vitórias e um empate.
Retrospecto entre Athletico x Cascavel
Athletico e FC Cascavel se enfrentaram em 14 jogos na história. São seis vitórias do Furacão, cinco empates e três vitórias da Serpente. Nenhum dos três triunfos do time do interior foi na Arena da Baixada.