Esquivel não é liberado pelo Athletico para a disputa das Olimpíadas de Paris
O lateral-esquerdo Lucas Esquivel não foi liberado pelo Athletico para a disputa das Olimpíadas de Paris, que começam neste mês. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista argentino Hugo Balassone, da TyC Sports, e confirmada pelo UmDois Esportes.
O jogador de 22 anos fazia parte dos planos do técnico Javier Mascherano, mas o Furacão opta por contar com o titular da posição em uma fase fundamental da temporada.
Caso liberasse Esquivel, o Athletico não contaria com o lateral por pelo menos sete jogos. Um deles seria o duelo de volta contra o Cerro Porteño, pelo playoff da Copa Sul-Americana.
Com dois gols em 22 jogos pelo Furacão nesta temporada, o jogador é um dos pilares da equipe. A melhor fase foi sob comando de Cuca, sendo que chegou a atuar improvisado como meia-atacante, na goleada por 5 a 1 sobre o Rayo Zuliano, pela fase de grupos da Sula.
Esquivel chegou ao Athletico em maio de 2023 e tem contrato até o julho de 2028. Segundo a imprensa argentina, o Furacão desembolsou US$ 2 milhões (cerca de R$ 9,8 milhões na cotação atual) por 90% dos direitos do jogador. Os outros 10% dos direitos do atleta seguem com Unión de Santa Fe, clube argentino que revelou Esquivel.
Argentina nas Olimpíadas
Sem Lucas Esquivel e Valentín Barco, lateral-esquerdo que não foi liberado pelo Brighton, da Inglaterra, a seleção argentina vai contar com Julio Soler, jogador do Lanús.
A atual campeã do mundo também não terá o goleiro Dibu Martínez, que não foi liberado pelo Aston Villa, e nem Lionel Messi, que preferiu jogar a Copa América, para a disputa dos Jogos Olímpicos.
Com direito a três jogadores acima de 22 anos, o técnico Javier Mascherano selecionou o goleiro Gerónimo Rulli, do Ajax, o zagueiro Nicolás Otamendi, do Benfica, e o atacante Julián Álvarez, do Manchester City.
A convocação oficial foi divulgada nesta terça-feira (2). Além dos três jogadores mais experientes, o único que também conquistou o título da Copa do Mundo em 2022 é o meia Thiago Almada, anunciado recentemente pelo Botafogo.
Jogos do Athletico em julho
- 03/07, quarta-feira, às 21h30 - Athletico x São Paulo, na Ligga Arena
- 07/07, domingo, às 18h30 - Atlético-GO x Athletico, no Antônio Accioly
- 10/07, quarta-feira, às 19h - Athletico x Bahia, na Ligga Arena
- 13/07, sábado, às 18h - Athletico x Ypiranga, na Ligga Arena (jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil)
- 18/07, quinta-feira, às 21h - Cerro Porteño x Athletico, no estádio La Nueva Olla (playoff da Sul-Americana)
- 21/07, domingo, às 18h30 - Bragantino x Athletico, no Nabi Abi Chedid
- 25/07, quinta-feira, às 21h30 - Athletico x Cerro Porteño, na Ligga Arena (playoff da Sul-Americana)
*A CBF ainda não definiu as datas dos jogos contra o Fluminense e Atlético-MG.