Athletico na Copinha: Elenco, destaques, tabela e onde assistir
Athletico na Copinha | O Athletico busca seu primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nacionalmente conhecido por ter uma categoria de base que revela muitos atletas, o Furacão tenta coroar a "fama" com essa taça inédita.
Em 2023, o Rubro-Negro participará da Copinha pela 27ª vez. A melhor campanha da história foi o vice-campeonato em 2009 - o atacante Marcelo Cirino estava naquele elenco, que tinha Santos como goleiro titular.
+ Confira a tabela completa da Copinha
Já na edição do ano passado, o Athletico se despediu logo na segunda fase após eliminação nos pênaltis para o América-MG. O clube participa ininterruptamente do torneio desde 1999, mas quase ficou de fora nesta temporada. A participação nesta edição foi ameaçada por denúncias de outros clubes por suposto aliciamento de jogadores.
Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo enviaram um ofício à Federação Paulista de Futebol para que o Furacão fosse excluído da disputa. O Athletico foi indicado pela Federação Paranaense de Futebol e, após reuniões, teria se adequado para seguir na competição.
Tabela e onde assistir ao Athletico na Copinha:
O Furacão está no Grupo 7, com sede em Barretos, e jogará contra o Barretos-SP, Picos-PI e São Bento-SP.
- Athletico x Picos-PI: 3 de janeiro (terça-feira), às 15h - SporTV
- São Bento x Athletico: 6 de janeiro (sexta-feira), às 15h - SporTV
- Barretos x Athletico: 9 de janeiro (segunda-feira), às 15h - SporTV
+Veja todos os grupos e as sedes da Copinha 2023
Fala, treinador!
O técnico do Athletico é o recém-chegado Juca Antonello, 43 anos, que substituiu o ex-treinador Pablo Fernandez. Juca chegou ao clube no começo do mês após comandar o Ceará. O pouco tempo de contato com os jovens atletas pode ser um problema, mas o treinador disse que está satisfeito com o trabalho e elogiou o clube.
"A primeira coisa é o esforço e a dedicação que eles estão tendo. É visível. Tivemos duas semanas de treinamento e a evolução foi grande. Estou bastante satisfeito com o que eu encontrei aqui, não só a condição de trabalho, mas em relação aos atletas que o clube tem. Atletas de muito talento", disse Juca ao Furacão Live.
O treinador, que venceu a Copinha pelo Internacional em 1998, falou mais sobre as peculiaridades da competição e sobre a expectativa para a edição deste ano. "São jogos seguidos, quase não há tempo de recuperar, mas faz parte. Está todo mundo preparado e assim a gente tem a opção e a possibilidade, inclusive, de ter várias escolhas", declarou.
"Eu tive o prazer de ter conquistado a Copinha quando era jovem, tive essa felicidade. E é indescritível esse momento. Espero que eles possam passar por isso, lógico que sempre respeitando quem vem pela frente, mas a nossa intenção é essa, entrar na competição pensando na posição de cima. O Athletico quando entra em qualquer competição, ele entra para ganhar. E é em busca disso que a gente vai e que estamos trabalhando diariamente", garantiu Juca Antonello.
Fique de olho!
A esperança de gols do Athletico fica novamente por conta do centroavante Renan Viana. A altura e a força física, além do faro de gols, são os diferenciais do jovem de 19 anos. Em 2022, o atacante marcou 13 gols em 26 jogos (entre Copinha, Paranaense e Brasileiro da categoria).
Outro nome para ficar de olho é o do meia-atacante Felipe Chiqueti, 17 anos, que fará sua estreia na Copinha. O jogador também foi artilheiro e destaque na sua categoria em 2022, com 15 gols em 30 partidas, ajudando o time rubro-negro a ser semifinalista do Campeonato Brasileiro. Eles podem atuar juntos nesta edição.
Danielzinho, Juninho e Pierre, por exemplo, são nomes mais conhecidos da torcida, e devem fazer a diferença para o Athletico no torneio. O Furacão tem no meio campo e no atacante os setores mais fortes. Mas a defesa preocupa.
Elenco completo do Athletico na Copinha
Goleiros: Gabriel Pereira e Leandro Filipe;
Laterais: Léo Ataíde, Vinicius Kauê, Arthur Zanella e Leonardo Derik;
Zagueiros: João Vialle, João Vitor e João Miquelim;
Meio-campos: Danielzinho, Juninho, Pierre, Kevin, Gustavo Braga, Dudu, Francisco Murilo, Felipe Chiqueti e Wellington Silva;
Atacantes: Athyrson, Vitor do Carmo, Renan Viana e Juan Torres.