Athletico muda filosofia e vai ter time principal no Paranaense
O Athletico confirmou que usará o elenco principal para a disputa do Campeonato Paranaense 2023. Após dez anos, o Furacão quebra uma filosofia de utilizar um grupo aspirantes para a disputa do Estadual, implantada em 2013.
A mudança no planejamento visa deixar o grupo mais bem preparado de olho nas demais competições da temporada: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. O pedido teria sido feito diretamente por Felipão, hoje diretor técnico.
+ Veja os jogos do Athletico no Paranaense 2023
A utilização do elenco principal também evita que o grupo fique muito tempo em inatividade. Depois do término da temporada 2022, os jogadores entraram em férias nesta segunda-feira (14) e retornam às atividades apenas em 15 de dezembro, quinta-feira. O time ainda faz uma pausa entre Natal e Ano Novo e volta aos treinos em 2 de janeiro.
Em 2022, por exemplo, apenas alguns atletas do elenco principal disputaram jogos específicos do Paranaense, até por conta da limitação de inscrição.
Com isso, o time teve dificuldades em alguns aspectos quando pegou jogos em sequência de Libertadores e Brasileirão. Exemplos foram as derrotas para São Paulo por 4 a 0, pelo Nacional, o The Strongest por 5 a 0, na fase de grupos continental, no começo da temporada.
+ Perfil: Novo técnico, Paulo Turra é continuidade natural de Felipão no Athletico
O Estadual terá novamente a limitação de 35 atletas por clubes. A estreia do Furacão no Paranaense será contra o Rio Branco, no dia 14 de janeiro, sábado, às 16h, em Paranaguá.
Athletico conquistou quatro estaduais com elenco aspirantes
O planejamento com o elenco sub-23 começou em 2013. Depois, o clube passou a usar o termo "aspirantes", quando utilizava jovens e alguns atletas mais experientes para dar ritmo de jogo. Nos últimos anos, o Athletico também colocou em campo alguns jogadores considerados do elenco principal principalmente em partidas decisivas.
Em 2021, quando a Federação Paranaense de Futebol (FPF) liberou, o Furacão chegou a ter 70 nomes inscritos no Estadual. O alto número de inscrições foi vetado para 2022 e agora para 2023. Com o projeto, o Athletico conquistou os títulos de 2018, 2019 e 2020.
2016 foi o último ano em que o Rubro-Negro disputou o Paranaense com o time principal. Começou a competição com os aspirantes, mas depois entrou com força máxima e conquistou o título naquela temporada.