Análise

Athletico mostra poder de reação e volta a vencer em grande estilo no Brasileirão

Thiago Heleno e Nenê no jogo entre Fluminense x Athletico

O Athletico mostrou poder de reação e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro com uma goleada, depois de dois tropeços. O Furacão saiu atrás em uma falha logo no primeiro lance, mas empatou ainda na etapa inicial e virou com um segundo tempo dominante.

continua após a publicidade

Fred abriu o placar para os mandantes, mas Richard, Vitinho, Zé Ivaldo e Nikão garantiram a goleada por 4 a 1 no Raulino de Oliveira. O resultado colocou o clube na vice-liderança, com apenas um ponto a menos que o Bragantino.

O Athletico entrou com uma escalação diferente, já que a comissão técnica optou por poupar jogadores desgastados como Pedro Henrique, Christian e Vitinho. Talvez até pelas mudanças e a falta de entrosamento, o Furacão sofreu no início, inclusive levando o gol e quase sofrendo outros. No entanto, com o passar da partida, se organizou e passou a ter o domínio.

A vitória por goleada veio na etapa final. As entradas Nikão e Vitinho nos lugares de Canesin e Carlos Eduardo foram determinantes para que o Rubro-Negro fosse tão potente na frente. Mas é importante destacar também a atuação de David Terans. O uruguaio não participou diretamente dos gols, mas novamente foi fundamental no meio de campo atleticano.

continua após a publicidade

+ Veja a tabela completa do Brasileirão!

Independente de contra quem esteja jogando, o Athletico tem sido competitivo nas partidas e merece a posição atual na tabela. Claro que falhas acontecem, mas é importante ter poder de reação e ser eficiente na frente – como tem acontecido.

Athletico precisa voltar a jogar com apenas dois zagueiros

As mudanças forçadas por conta do desgaste físico fizeram o Furacão ter novamente dois zagueiros, com Thiago Heleno e Zé Ivaldo. A falha logo no primeiro lance, claro, foi mais um erro do sistema. Porém, se explica pela mudança repentina de funções, principalmente dos laterais, que voltaram a ter papel importante defensivamente.

Pelos lados, o Fluminense teve as melhores oportunidades no começo do jogo. Um cruzamento da direita de Cazares, Fred subiu sozinho para cabecear. No entanto, após um bate-cabeça no início do jogo, a defesa se acertou e voltou a ser segura, assim como todo o time, dando poucos espaços ao adversário.

continua após a publicidade

O certo é que o Furacão precisa voltar com os dois zagueiros, ou então ter tempo para treinar e se adaptar com o novo esquema, situação difícil com o calendário cheio. Na duas rodadas anteriores, deu pra ver que as peças ainda têm dificuldades com a nova estratégia de António Oliveira.

Antes destes três jogos em que o Athletico foi vazado, a equipe tinha uma defesa sólida e, sob o comando de Oliveira foram 15 jogos, entre Paranaense, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão, com apenas cinco gols sofridos. Agora, em três rodadas, já tomou o mesmo número de gols.

Exit mobile version