Artilheiro do Athletico na temporada faz cirurgia no joelho
O atacante Gonzalo Mastriani, do Athletico, realizou uma artroscopia no joelho esquerdo nesta terça-feira (6), em Curitiba. O jogador de 31 anos não joga mais neste ano e deve retornar aos gramados durante o Estadual do ano que vem.
Nas redes sociais, o Furacão desejou uma boa recuperação ao atleta, que deve fazer o trabalho de recuperação em separado no CT do Caju.
Artilheiro da equipe nesta temporada, Mastriani soma 16 gols em 47 jogos pelo Athletico. Apesar disso, o goleador viveu uma seca de dois meses até ter a lesão confirmada no Rubro-Negro.
O último tento anotado por ele foi na vitória por 2 a 0 sobre o Belgrano, na Argentina, que classificou o time para as quartas de final da Sul-Americana. O gol colocou o Mastriani como o maior goleador da história do torneio continental.
+ Confira a tabela do Athletico no Brasileirão
Devido à má fase e com as dores no joelho, Mastriani perdeu espaço recentemente. Para se ter noção, ele foi titular em dois dos sete jogos do Furacão desde que Lucho González assumiu como treinador.
Mesmo assim, o uruguaio entrou para a lista dos maiores artilheiros gringos da história do Athletico. Ele tem o mesmo número de gols que o argentino Marco Ruben, que se tornou ídolo e conquistou o título da Copa do Brasil em 2019.
Mastriani nunca jogou tanto como no Athletico
Individualmente, Mastriani alcançou o segundo melhor desempenho da carreira. Os 16 gols marcados perdem apenas para os 23 anotados em 2023, quando defendeu o América-MG.
Além disso, essa foi a temporada que ele mais entrou em campo. Foram 47 duelos, acima das 42 registradas pelo América, em 2023, e o Barcelona de Guyaquil, do Equador.
Os números podem servir de motivação para 2025. A permanência do jogador é praticamente certa, já que o vínculo entre as partes vai até o fim de 2026. Contudo, a expectativa é que Mastriani retorne em três ou quatro meses, no decorrer do Campeonato Paranaense.
Frustração fica por campanha abaixo
Mastriani chegou como xodó da torcida rubro-negra, principalmente, pela novela que marcou a chegada do atacante. Pelo América-MG, Mastriani chegou a anotar incríveis seis gols em dois jogos neste início de 2024.
Depois de uma negociação que tinha começado no fim de 2023, o uruguaio foi anunciado na Ligga Arena no final de janeiro, em transferência de cerca de US$ 2 milhões (em torno de R$ 9,8 milhões, na cotação da época).
No entanto, a queda de rendimento de Mastriani acompanhou a péssima campanha do Athletico no ano do centenário. Além das eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana, o time despencou no Brasileirão e chegou a ter a pior sequência da história do clube, com 11 jogos sem vencer.
Tentando permanecer na Série A, o Furacão se prepara para visitar o São Paulo neste próximo sábado (9), às 21h, no estádio Morumbis.