Athletico lidera ranking positivo na Série A
O Athletico é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menos lesões registradas em 2024. O levantamento foi feito pelo Espião Tático, do ge.com. Segundo os dados, o Furacão teve 13 lesões constatadas na atual temporada.
O número pode ser considerado baixo. Para se ter noção de comparação, até o fim de setembro de 2023, o Athletico tinha registrado 24 lesões em 18 atletas diferentes. Ou seja, o número é praticamente a metade da temporada passada.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Entre os jogadores que já estiveram no departamento médico do Rubro-Negro neste ano, estão o meia Nikão e os atacantes Pablo e Mastriani. A maioria dos desfalques foi devido a problemas musculares.
Apenas o lateral-esquerdo Lucas Esquivel, com pubalgia, Canobbio, com entorse no tornozelo, e Cuello, problema no joelho, tiveram lesões diferentes. Além deles, o goleiro Léo Linck foi desfalque por uma pancada na cabeça no jogo contra o Vasco. A expectativa é que Mycael, que teve boa atuação contra o Palmeiras no Brasileirão, siga no time titular.
Relembre as lesões do Athletico neste ano:
- Léo Linck, pancada na cabeça (agosto)
- Gabriel Pereira, muscular (janeiro)
- Léo Godoy, muscular (janeiro)
- Thiago Heleno, muscular (em abril e agosto)
- Esquivel, pubalgia (fevereiro)
- Fernandinho, muscular (agosto)
- Nikão, muscular (julho)
- Cuello, joelho (junho)
- Canobbio, entorse no tornozelo (maio)
- Mastriani, muscular (julho)
- Pablo, lesão muscular (agosto)
Ainda conforme os dados do Espião Tático, o Fluminense foi a equipe mais prejudicada - foram 49 lesões. O jogador que mais sofreu foi o lateral-esquerdo Marcelo, com lesões no pé, panturrilha e na coxa (confira o ranking no fim da matéria).
Ausência sentida em mês decisivo
O volante Fernandinho teve uma lesão grave no músculo adutor da coxa e fica de fora no mês que define o futuro do Athletico nas Copas.
A ausência não é sentida apenas pela falta do principal líder do grupo, mas também porque o time tem resultados ruins sem ele. Em 10 jogos sem ele, o clube conquistou apenas duas vitórias e oito derrotas.
Com isso, o Furacão deve ter o volante Gabriel como titular no jogo contra o Vasco, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Após perder, de virada, por 2 a 1 no Rio de Janeiro, o time precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis. O empate garante os cariocas na semifinal.
No entanto, a lesão de Fernandinho deve o afastar também dos duelos contra o Racing Club, da Argentina, pelas quartas da Sul-Americana.
+ Athletico x Vasco: quem tem o elenco mais valioso? Compare!
Ranking dos clubes com menos lesões
- Athletico - 13 lesões
- Bahia - 15 lesões
- Vasco - 18
- Corinthians e Palmeiras - 20
- Cuiabá - 22
- Atlético-GO - 24
- Cruzeiro - 25
- Flamengo - 27
- Grêmio - 29
- Juventude, Criciúma e Atlético-MG - 31
- Botafogo e Bragantino - 34
- Fortaleza, Internacional e São Paulo - 35
- Vitória - 36
- Fluminense - 49