Athletico lança academia para formar profissionais de futebol, sonho de Petraglia
O Athletico, por meio da Funcap (Fundação Athletico Paranaense), lançou, no fim de semana, durante o Summit Internacional Performance 2022, a 4 Ventos Academy, escola de cursos de formação para profissionais do futebol. A academia era um sonho do presidente Mario Celso Petraglia. A ideia foi revelada pelo comandante neste ano em uma entrevista.
"O Athletico tem um projeto, que ainda não divulgamos, um projeto muito ambicioso, nós estamos formando uma academia de formação de profissionais para o futebol. Ou seja, não é uma academia, sem críticas à CBF, que te obriga a ter o diploma para trabalhar. Nós, não. Vamos formar educadores para o futebol. Pós-graduação, especialização, destinados para as funções estratégicas do futebol", disse Petraglia em março deste ano para a Rádio Transamérica.
"Por exemplo, treinador. Vamos fazer um convênio com a escola portuguesa de treinadores e vamos trazer o curso deles para o Brasil. Fisiologia, performance. Nós queremos e vamos investir fortemente em formação", acrescentou.
+ Mercado da Bola 2023: veja quem chega, quem sai, as contratações do futebol!
O objetivo da academia é formar profissionais para todas as áreas para se trabalhar dentro do futebol. As metodologias de trabalho são as aplicadas no Furacão. Qualquer profissional que atue ou queira atuar na área esportiva pode se inscrever. O primeiro curso que será disponibilizado, que deve ser liberado em 2022, é o de Performance.
O curso foi desenvolvido em um modelo próprio da 4 Ventos Academy, sendo cada módulo baseado em um dia de jogo. A jornada do aluno conta com aulas online, conteúdos práticos, biblioteca de exercícios, interação com os professores, entre outros.
"Quando ele [Petraglia] começou com a ideia, eu disse que não dava, porque era muita coisa. É muito conteúdo. Ele me disse que queria ensinar. O ano de 2022 foi de muito trabalho em cima disso, em todos os setores. Pegamos pessoas muito competentes na área da educação para deixar tudo didático. Ele não aceita nada que não seja de excelência e os cursos também serão", afirmou Renata de Barros, coordenadora performance do Athletico, à imprensa.