Athletico tem cinco jogadores em fim de contrato; veja situação de cada um
Com o Brasileirão já se encaminhando para a reta final, o Athletico luta para se manter na elite do futebol brasileiro. Porém, nos bastidores, o clube também já começa a pensar na temporada de 2025, definido a permanência ou a saída de alguns atletas que possuem vínculo somente até o fim de 2024.
São cinco jogadores com contrato somente até dezembro deste ano: o lateral-direito Madson, os volantes Gabriel e Fernandinho, e os meias Praxedes e Nikão. Destes, Gabriel, Praxedes e Nikão estão emprestados ao clube.
Confira a situação dos atletas com contrato até 2024 no Athletico
Madson
O lateral-direito Madson, 32 anos, foi contratado pelo Athletico no ano passado. Essa é a segunda passagem do jogador pelo CT do Caju. Ele defendeu o Furacão em 2019, na época emprestado pelo Grêmio.
Na atual temporada, o lateral disputou 40 jogos, marcou um gol e deu três assistências. Em grande parte do ano, Madson entrou no decorrer das partidas. O atleta não deve permanecer no Athletico em 2025.
Fernandinho
Com 39 anos, o volante Fernandinho é considerado peça fundamental no elenco do Athletico. Lesionado, o experiente atleta tem feito muita falta ao time, que acabou sendo eliminado das copas e vive má fase no Brasileirão.
A sua última partida neste ano foi contra o Belgrano, em agosto. Em entrevista na última semana, o diretor técnico Paulo Autuori revelou que o Athletico já possui um acordo para a permanência do capitão em 2025.
Na atual temporada, Fernandinho possui 39 jogos, com oito gols marcados e sete assistências.
Gabriel
Emprestado pelo Internacional até o fim da temporada, Gabriel, 32 anos, chegou ao Athletico em abril deste ano. Na época, a pedido do então técnico Cuca. Até o momento, o atleta fez 23 jogos com a camisa rubro-negra, marcou um gol e deu uma assistência.
O volante assumiu a titularidade no time atleticano, principalmente, com a lesão de Fernandinho. Gabriel fez boas partidas, mas acabou ficando marcado por falhas na eliminação da Copa Sul-Americana contra o Racing, na Argentina. A tendência é que ele não fique para 2025.
Praxedes
O meio-campo Praxedes, 22 anos, chegou ao Athletico na última janela de transferências, em agosto, por empréstimo do Red Bull Bragantino. O Furacão possui a opção de compra ao fim do vínculo. Porém, a sua permanência ainda é incerta.
Com a camisa do Rubro-Negro, até o momento, Praxedes tem sido um "reserva de luxo", disputando seis partidas. Foram cinco em que ele entrou com o jogo já em andamento.
Nikão
Ídolo do Athletico, Nikão, 32 anos, retornou ao clube em abril deste ano por empréstimo do São Paulo. No entanto, o meio-campista não conseguiu retomar o bom futebol de sua primeira passagem pelo Furacão. Com isso, a sua permanência também é incerta para o ano que vem.
Nikão disputou 19 partidas pelo Rubro-Negro nesta temporada, marcou três gols e deu uma assistência. O meia chegou a emplacar uma sequência de jogos como titular, mas perdeu espaço e chegou até a ser afastado do elenco principal, quando o time era dirigido pelo uruguaio Martín Varini.
Com a chegada de Lucho González, Nikão foi reintegrado ao grupo. Porém, o meio-campo tem sido pouco utilizado.