Mercado

No aguardo por Diniz, Athletico sai atrás de rivais no mercado da bola

Por
Vinicius Cordeiro
01/07/2024 20:36 - Atualizado: 01/07/2024 20:37
Juca Antonello, novo técnico do time sub-20
Juca Antonello, novo técnico do time sub-20 | Foto: José Tramontin/ Athletico

Com o auxiliar Juca Antonello como técnico interino, o Athletico ainda não tem nenhuma contratação anunciada para a nova janela de transferências, que começa a partir do dia 10 deste mês. A postura tímida no mercado contrasta com o investimento de R$ 80 milhões no início do ano do centenário.

O período de negociações vai até o dia 2 de setembro. Ou seja, é a janela que atende à dinâmica do mercado e abre possibilidade para contratações e vendas internacionais. Nesse cenário, existe a expectativa de concretizar a venda do goleiro Bento para a Europa e a chegada de pelo menos uma peça com status de titular.

Mirando mais um título na temporada, o Furacão avalia que precisa reforçar pelo menos a defesa e o ataque, com pelo menos um ponta.

Contudo, entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão neste momento, apenas Flamengo e Athletico não têm reforços confirmados.

O Palmeiras aguarda pela estreia do meia-atacante Felipe Anderson, ex-Lazio, e o Botafogo anunciou recentemente a chegada do meia argentino Thiago Almada, que estava no Atlanta United, dos Estados Unidos. Além dele, o clube carioca também conta com o volante Allan e o atacante Igor Jesus.

O Bahia, atual terceiro colocado do Brasileirão, anunciou a chegada do lateral-esquerdo Iago Borduchi, que estava no Augsburg, da Alemanha.

Apesar de estar longe das primeiras colocações, o Atlético-MG conta com o retorno do meia Bernard. Já o Cruzeiro, que mira a classificação para a Libertadores, anunciou um pacote de reforços, como os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Diáz, ex-Independiente Del Valle.

Reforços na mira do Athletico

A saída de Cuca amenizou as divergências internas, inclusive na questão das contratações. O treinador buscava nomes de maior peso. Foi assim que houve a negociação por Jemerson, zagueiro que saiu do Atlético-MG e acertou com o Grêmio. Já os atacantes Gabigol, do Flamengo, Rony, do Palmeiras, e Keno, do Fluminense, que fogem do teto salarial do Rubro-Negro, chegaram a ouvir convite do treinador.

Ou seja, a reinvindicação era para mudar a política do clube no ano do centenário. Contudo, a indefinição do novo treinador agora também tem reflexos no mercado.

Apesar de diversas especulações, devem ser poucas as contratações. Como é perfil do clube, a discrição nas negociações pesam.

Os últimos nomes ventilados foram dos atacantes Léo Chu, que atua no Seattle Sounders, dos Estados Unidos, e Rafael Ratão, do Bahia. O segundo tem proposta do Besiktas, da Turquia, e ficou mais distante do Furacão.

Chu foi revelado nas categorias de base do Grêmio e teve passagem pelo Ceará. Neste ano, soma um gol em 10 jogos. Na temporada passada da MLS, fez cinco gols em 39 jogos. Uma volta ao Brasil é bem avaliada pelo atleta, que perdeu espaço em Seattle e pode ganhar destaque no Athletico.

Outras opções foram Erick Pulga, do Ceará e que também tem interesse do Corinthians, e Jhon Jhon, do Palmeiras e que está no radar do Bragantino.

Para a defesa, o zagueiro Iago Santos, 32 anos, é monitorado pelo Athletico. A informação foi divulgada há um mês pelo jornalista Tiago Marchezini. O defensor, pouco conhecido no futebol brasileiro, está Al-Shabab, da Arábia Saudita, desde 2021 e fez carreira no Oriente Médio, com passagem pelos Emirados Árabes Unidos.

Possíveis saídas

A venda de Bento, que deve se tornar a maior transferência de um goleiro brasileiro, virou uma incógnita. A principal interessada era a Inter de Milão, que viu a proposta de 15 milhões de euros ser recusada pelo Furacão. Com o valor, o clube italiano desistiu de Bento contratou o espanhol Josep Martínez, que estava no Genoa.

A definição do destino do goleiro deve acontecer após a Copa América. O Liverpool, da Inglaterra, o Benfica e o Sporting, ambos de Portugal, seguem com interesse, mas precisam chegar a um valor que o Furacão aceite.

Por outro lado, outros jogadores com menor destaque já tiveram a saída definida. O atacante Petterson, ex-Flamengo, foi emprestado ao Estrela Amadora, de Portugal.

Já o meia Jader também vai para território português, mas vai defender o Santa Clara, que se sagrou campeão da segunda divisão portuguesa. Com participação em 10 jogos e dois gols marcados no Campeonato Paranaense, o jogador de 24 anos esteve emprestado ao Atlético Nacional, da Colômbia, no ano passado e perdeu espaço após a saída de Juan Carlos Osorio.

No aguardo de Fernando Diniz

Apesar de Diniz ter se manifestado que não deseja assumir outro trabalho imediatamente, o Athletico segue apostando na boa relação do treinador com o presidente Mario Celso Petraglia. Dessa maneira, existe um aguardo pelo 'sim' de Diniz.

Enquanto isso, a urgência na busca por um novo profissional no comando da equipe vai ser de acordo com os desempenhos e resultados. Ou seja, o auxiliar Juca Antonello segue na função com o triunfo, fora de casa, sobre o Vitória e o respaldo dos líderes do elenco.

Contudo, existe pressão de parte da torcida, já que o Athletico esteve na mesma situação no ano passado. O então auxiliar Wesley Carvalho assumiu após as saídas de Luiz Felipe Scolari e Paulo Turra e, aos poucos, ficou até o fim do ano, completando 33 jogos à frente da equipe.

Veja também:
Campeonato Paranaense encaminha transmissão dupla na TV aberta
Campeonato Paranaense encaminha transmissão dupla na TV aberta
UFC China: Yan x Figueiredo - Dicas, palpites e prognósticos - 23/11/2024
UFC China: Yan x Figueiredo - Dicas, palpites e prognósticos - 23/11/2024
Artilheiro do Coritiba não tem permanência garantida e atrai clubes da Série A
Artilheiro do Coritiba não tem permanência garantida e atrai clubes da Série A
Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão
Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão

Formado pela PUCPR, trabalhou por dois anos nas editorias de Esportes e Cidades da Gazeta do Povo. Entre 2019 e 2024, atuou como repórter em diversas coberturas de Política pelo Paraná Portal, antigo parceiro do UOL. Desde 2021, p...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão
Embalado!

Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão

Torcida do Athletico perde a paciência com polêmico reforço estrangeiro
Irritação

Torcida do Athletico perde a paciência com polêmico reforço estrangeiro

Torcida do Athletico quebra recorde, empurra o time e respira aliviada
Carneiro Neto

Torcida do Athletico quebra recorde, empurra o time e respira aliviada

Tudo Sobre

No aguardo por Diniz, Athletico sai atrás de riv...