Athletico identifica torcedor de ato racista contra o Flamengo; Polícia abrirá inquérito
O Athletico identificou o torcedor que aparece em um vídeo, que circula nas redes sociais, praticando supostos atos racistas durante o duelo com o Flamengo, no domingo (7), na Arena da Baixada. No vídeo, o torcedor, de camisa vermelha, faz gestos que imitam um macaco em direção à torcida flamenguista, que estava no setor superior. (veja abaixo)
O Furacão divulgou uma nota informando "que o Athletico Paranaense já identificou o torcedor suspeito de atos de racismo. Ele não é sócio do clube. Todas as informações e imagens estão sendo enviadas às autoridades competentes".
O clube disse ainda que o suspeito, caso condenado, pode sofrer de suspensão à proibição permanente do acesso aos jogos do Athletico. O Furacão também lançou no sábado (6) um portal (o matchday.athletico.com.br) onde qualquer torcedor pode denunciar crimes e condutas inadequadas durante as partidas.
Polícia Civil abrirá inquérito contra torcedor identificado
A situação também já foi repassada à Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil do Paraná. O delegado Luiz Carlos de Oliveira afirmou que recebeu o vídeo do suposto crime e aguarda mais imagens internas do estádio junto ao Athletico para abrir um inquérito e investigar o caso.
Este não é o primeiro caso de racismo registrado na Arena da Baixada. No ano passado, por exemplo, dois casos foram divulgados. Torcedores praticaram gestos racistas contra um funcionário do São Paulo, no duelo válido pela 20ª rodada do Brasileirão.
Pelas quartas de final do Paranaense, o lateral-direito Samuel Santos, do Londrina, acusou um torcedor atleticano de injúria racial. O torcedor foi condenado a ficar afastado dos estádios por 5,9 anos. Já em 2021, dois casos foram registrados na finalíssima da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG. Três torcedores foram investigados.
Antes da identificação do torcedor, o Furacão já havia divulgado uma nota oficial sobre o caso.
Veja a nota completa do Athletico sobre o caso
O Club Athletico Paranaense informa que está finalizando a investigação interna e enviará às autoridades competentes todas as imagens e informações sobre o torcedor acusado e suspeito da prática de racismo na partida diante do Flamengo, no último domingo (7).
Além disso, o clube seguirá com os procedimentos internos, através do Compliance. Dessa forma, o suspeito, caso condenado, também pode sofrer punições administrativas, por meio da Câmara de Ética e Disciplina, que vão desde a suspensão à proibição permanente do acesso aos jogos.
O Athletico Paranaense reforça o compromisso de combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória dentro de seu estádio.
Importante reiterar que além de repetidas manifestações sobre o tema, o clube lançou, no último sábado (6), o portal de matchday. Através do matchday.athletico.com.br, que pode ser acessado por meio de QR Code instalado nas cadeiras do estádio, é possível a qualquer torcedor denunciar crimes e condutas inadequadas durante as partidas.