Athletico x Flamengo: quem permaneceu desde a final da Libertadores
Rivais com frequência, Athletico e Flamengo se enfrentam pela nona rodada do Brasileirão 2024 neste domingo (16), às 16h, na Ligga Arena, em Curitiba. Menos de dois anos depois da final da Copa Libertadores que deu o tri aos cariocas, as equipes têm poucos remanescentes daquela decisão.
Ao todo, 31 jogadores entraram em campo em Guayaquil, no Equador. Dos 22 titulares, apenas sete mantém o status, ou seja, cerca de 30%. São eles o goleiro Bento, o zagueiro Thiago Heleno e o volante Fernandinho, do lado do Furacão. Pelo lado carioca, seguem em alta o zagueiro Léo Pereira, o meia Arrascaeta e os atacantes Cebolinha e Pedro.
O Furacão, comandado por Felipão, foi escalado com: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho, Alex Santana e Vitor Bueno; Vitinho e Vitor Roque. Além deles, Terans, Matheus Felipe, Canobbio, Rômulo e Pablo entraram no decorrer do jogo.
Dos jogadores utilizados, o Athletico ainda conta com seis atletas no elenco: Bento (convocado para a Copa América e próximo de ser negociado), Thiago Heleno, Fernandinho, Alex Santana, Canobbio e Pablo.
Pelo Fla, comandado na época pelo técnico Dorival Junior, atualmente na seleção brasileira, estiveram em campo: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol. Durante a partida, ainda entraram Ayrton Lucas, Arturo Vidal, Victor Hugo e Everton Cebolinha.
Assim, o Urubu conta atualmente com oito dos finalistas: David Luiz, Léo Pereira, Arrascaeta, Pedro, Gabigol, Ayrton Lucas, Victor Hugo e Cebolinha.
Dez jogadores saíram do Brasil após a final da Libertadores 2022
Alguns personagens daquela final tiveram destinos diferentes. O experiente Filipe Luís pendurou as chuteiras, enquanto Arturo Vidal se transferiu para o próprio Athletico antes de ir ao Colo Colo, do Chile.
Daquela final, dez jogadores (contando com Vidal) tiveram transferências internacionais. O lateral-direito Khellven foi para o CSKA Moscou, da Rússia, e o lateral-esquerdo Abner foi negociado com o Real Bétis, da Espanha.
O meia Vitor Bueno se transferiu ao Cerezo Osaka, do Japão, enquanto David Terans passou pelo Pachuca, do México, antes de voltar ao Brasil para defender o Fluminense. Os atacantes Vitinho – que está ao Bragantino atualmente, mas pertence ao Dínamo de Kiev, da Rússia, enquanto Rômulo foi emprestado ao turco Göztepe – também saíram do país.
Pelo lado do Athletico, quem fecha a lista é Vitor Roque, vendido ao Barcelona na segunda maior transferência do futebol brasileiro.
Do lado do Fla, o lateral Rodinei foi ao Olympiacos, da Grécia, e foi campeão da UEFA Conferece, o primeiro título continental da equipe. Já o volante João Gomes, atualmente na seleção brasileira, está no Wolverhampton, da Inglaterra.
Athletico e Flamengo sofrem com desfalques para duelos
Com o Campeonato Brasileiro sendo realizado durante a Copa América, as duas equipes têm desfalques importantes.
Pelo Athletico, o goleiro Bento (Brasil) e o atacante Augustín Canobbio (Uruguai) ficam fora do reencontro na Ligga Arena.
Já pelo Fla, os laterais Guillermo Varela e Matías Viña (Uruguai), o volante Erick Pulgar (Chile) e os meias Arrascaeta e De La Cruz (Uruguai) estão nos Estados Unidos. Para piorar, o técnico Tite ainda tem Ayrton Lucas, Allan, Cebolinha e Igor Jesus machucados.
Furacão vem com moral e tabu sobre o Urubu no Brasileiro
Desde a decisão continental, o Athletico venceu os dois jogos contra o Flamengo no Brasileirão 2023; 2 a 1, de virada, em Curitiba, e 3 a 0 em Curicica.
Pela Copa do Brasil, os cariocas levaram a melhor nas quartas de final e avançaram à semi. No Brasileiro deste ano, os dois times venceram na última rodada. O quarto colocado Furacão bateu o Criciúma, de virada, enquanto o líder Fla venceu o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã.
Jogos do Athletico no mês de junho pelo Brasileirão 2024
- 16/06, domingo, às 16h - Athletico x Flamengo, na Ligga Arena
- 19/06, quarta-feira, às 19h - Botafogo x Athletico, no Nilton Santos
- 23/06, domingo, às 16h - Athletico x Corinthians, na Ligga Arena
- 26/06, quarta-feira, às 19h - Cruzeiro x Athletico, no Mineirão
- 30/06, domingo, às 18h30 - Vitória x Athletico, no Barradão