O volante Fernandinho pode deixar de ser o cobrador de pênaltis do Athletico. Após ter penalidades defendidas na vitória diante do Ypiranga-RS e no empate contra o Cerro Porteño, o jogador disse que pode abdicar da responsabilidade.
“Não quero chegar no terceiro. Quem sabe no próximo possa ter um outro batedor, que seja feliz e ajude o Athletico a ganhar o jogo”.
Fernandinho, após o jogo no Paraguai
“Foram dois momentos de mata-mata. Talvez se tivesse feito o gol, facilitaria o jogo como um todo. Vamos sentar, conversar, ver se eu continuo [como batedor] ou se tem algum jogador com um pouco mais de confiança”, completou Fernandinho, em entrevista coletiva.
+ Confira as notícias do Athletico no UmDois
Aos 39 anos, o volante igualou a melhor marca da carreira em uma temporada. Com sete gols e sete assistências em 2024, ele igualou o desempenho da temporada 08/09, a mais goleadora dele. Pelo Shakhtar, da Ucrânia, o jogador marcou 12 gols e deu duas assistências.
Apesar dos excelentes números e das ótimas atuações, Fernandinho admite que os erros nos pênaltis atingem a confiança pessoal e que recebeu suporte do elenco do Athletico.
“Obviamente que bate uma tristeza muito grande. Sendo o jogador mais velho, mais experiente, os jogadores têm uma confiança muito grande em mim. Os momentos que eu bati, eu considero que foram momentos decisivos. O que importa é que tenho o apoio de todo o grupo, isso é muito importante para mim”.
Fernandinho faz desabafo nas redes sociais: “Melhorar”
Questionado sobre ter feito uma mudança no modo das cobranças, Fernandinho disse que decide o estilo do chute no momento da penalidade.
“É o que sinto na hora. Os meninos que treinam comigo dizem que é complicado porque eu não tenho um padrão. Eu chego a treinar cinco, seis pênaltis por dia, e tento variar até para criar dificuldade para eles”, revelou.
Nas redes sociais, Fernandinho ainda fez um breve desabafo sobre o momento pessoal: “O negócio é trabalhar mais e melhorar. Sem mais”.
Técnico do Athletico elogia Fernandinho
O técnico Martín Varini tratou os pênaltis perdidos como “casualidade” e fez questão de elogiar o jogador.
“Acho que é uma casualidade de dois jogos seguidos sem fazer o pênalti. O Fernandinho é um cara de muita qualidade e, como todos, tem minha total confiança. O elenco treina e se prepara muito. Gosto do foco que eles colocam no jogo e estou muito tranquilo”, analisou.
No entanto, o comandante uruguaio não terá Fernandinho à disposição contra o Bragantino. O volante vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, assim como o zagueiro Thiago Heleno. O duelo, válido pela 18ª rodada do Brasileirão, acontece neste domingo (21), às 18h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança.
Depois disso, o Athletico volta a focar na Copa Sul-Americana. O jogo de volta contra o Cerro Porteño acontece na próxima quinta-feira (25), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba.
Próximos jogos do Athletico
- 21/07, domingo, às 18h30 – Bragantino x Athletico, no Nabi Abi Chedid (Brasileirão)
- 25/07, quinta-feira, às 21h30 – Athletico x Cerro Porteño, na Ligga Arena (playoff da Sul-Americana)
- 28/07 – domingo, às 19h – Cuiabá x Athletico, na Arena Pantanal (Brasileirão)
- 31/07 ou 01/08 – a definir – Athletico x Bragantino, na Ligga Arena (oitavas da Copa do Brasil)
+ Mercado da bola do Brasileirão: veja todas as contratações da janela