Athletico parabeniza organizada Os Fanáticos; relembre frases de Petraglia sobre a torcida
Pelas redes sociais, o Athletico parabenizou a torcida organizada Os Fanáticos (TOF), que completa 47 anos de existência nesta quinta-feira (24). O clube tenta resgatar a boa relação com os torcedores no fim do ano do centenário, em que o time aumenta as chances de ser rebaixado no Brasileirão.
"Parabéns, TOF! 47 anos de amor pelo nosso Furacão", diz a mensagem da postagem.
No entanto, a postagem acontece um dia após o protesto da torcida na chegada da delegação rubro-negra no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Torcedores compareceram ao local após a derrota para o Fluminense e fizeram fortes cobranças aos jogadores, ao técnico Lucho González e também a alguns dirigentes.
O zagueiro Thiago Heleno, que fez um apelo e pediu um pacto nessa reta final da temporada, e o meia Bruno Zapelli foram alguns dos mais criticados pelos rubro-negros.
O clima esquentou principalmente entre os torcedores e o gestor desportivo Paulo Miranda, que teve de ser conduzido para o ônibus - veja o vídeo abaixo.
A diretoria do Athletico fez uma convocação aos torcedores e fez uma promoção nos valores dos ingressos para o jogo contra o Cruzeiro, no próximo sábado (26), às 18h30. Contudo, as postagens têm recebido inúmeras criticas dos próprios torcedores.
+ Não vai ter rebaixamento? Por que acreditar (ou não) na salvação do Athletico
Petraglia defendeu o fim da organizada do Athletico
A relação da torcida organizada com o presidente Mario Celso Petraglia é de altos e baixos, mas tem tido a pior fase em 2024. Com os fracassos nos principais torneios, o mandatário rubro-negro tem sido alvo constante de protestos nas arquibancadas.
Vale lembrar que o dirigente fez uma aliança com a organizada em 2015, vencida pela prórpia chapa, a ‘CAP Gigante’. Contudo, logo após a eleição, as partes romperam e, desde então, Petraglia deu algumas declarações sobre a Fanáticos.
O UmDois Esportes listou algumas declarações sobre a torcida e também sobre a Fanáticos. Confira:
"Vamos trabalhar para que desapareça"
Em entrevista ao programa Esporte em Debate, da Band, em 2022, Petraglia deixou clara a vontade em acabar com a principal organizada do Furacão.
"Isso não traz nada de positivo, só de negativo, expulsa as famílias do estádio. Não existe relação deturpada. Ou eles fazem o que tem que fazer, ou não participam do espetáculo. O Athletico mantém os seus direitos, aquilo que acha que é ético e moral sobre todas as condições. Nós temos apenas uma única torcida organizada, acabamos com todas as outras. Uma sobrevive, ainda, e se possível vamos trabalhar para que desapareça", disse.
"Não poderão mais viajar"
Na apresentação do volante Fernandinho, também em 2022, Petraglia disse que as brigas envolvendo a organizada deixa a imagem do Athletico "maculada". Além disso, pediu para que os Fanáticos não fossem mais aos jogos fora de Curitiba para que liberasse os adereços na Ligga Arena.
"Temos uma proposta que faremos para a torcida dos Fanáticos. Eles têm que pensar que vai virar a torcida única. Eles não poderão viajar mais para estado nenhum. A grande dificuldade não é a torcida aqui em Curitiba. É a torcida visitante que vem e quando eles são visitantes. Vamos propor que a gente libera tudo aqui, ficam em casa com bateria e suas faixas, caveiras, adereços todos, com a condição de que não façam mais excursões para fora de Curitiba", disse.
Reforma da Arena
"Vocês não merecem isso", disse ele sobre a torcida, após a reabertura da Arena da Baixada, em 2014.
"Estaríamos igual o Paraná Clube e o Coritiba"
Sem citar diretamente a torcida organizada, Petraglia ainda disparou contra todos os torcedores do Athletico, inclusive os sócios, em áudio que viralizou no WhatsApp em março de 2022.
"Se nós dependêssemos de sócios e de torcida, estaríamos igual o Paraná Clube e o Coritiba. Onde é que está a torcida deles? Bando de interesseiros e ingratos".
"Não temos nenhuma esperança de fazer alguma coisa com torcida. Estou há mais de 25 anos aqui e jamais esperei alguma coisa de torcedor, que é um egoísta e ingrato".