Athletico acerta com novo nome para o departamento de futebol; veja mudanças
Em reformulação no departamento de futebol, o Athletico acertou com Witor Bastos, chefe do departamento de scout do Vasco. A informação foi divulgada inicialmente pela jornalista Monique Vilela e confirmada pelo UmDois Esportes.
Bastos estava na segunda passagem pelo Vasco, dessa vez como gerente de Análise e Mercado. Ele estava desde o início de 2022 no comando de scout do clube carioca, mas tinha trabalhado no clube entre 2015 e 2021. Nesse período longe do Rio de Janeiro, ele trabalhou por um semestre no Corinthians.
+ Confira a tabela completa do Athletico no Brasileirão
Bastos chega ao Athletico para ser responsável pela prospecção de jogadores no mercado da bola.
A chegada acontece uma semana após o anúncio do retorno de Paulo Autuori como diretor técnico, e as 11 demissões no departamento de futebol. A instabilidade no setor foi causada principalmente com a saída do diretor de futebol, André Mazzuco.
Boa parte dos desligamentos foi por terem sido trazidos por Mazzuco. No entanto, alguns deles estavam há mais tempo no Furacão. Foi o caso de Caco Espinoza, demitido do cargo técnico do sub-20 do Athletico.
Como substituto para a vaga, o Furacão anunciou a chegada do português João Eduardo Correia. Ele era o técnico da categoria Sub-20 do Barra, time de Santa Catarina, depois de ter passagens como auxiliar do Atlético Goianiense, Vasco da Gama e Cuiabá.
"As paredes têm ouvidos", diz ex-técnico do sub-20 do Athletico
Demitido no Furacão, Caco Espinoza afirma que ficou surpreendido com o desligamento comunicado por Rodrigo Possebon, contratado há duas semanas como diretor das categorias de base.
"Foi uma surpresa bem grande. Eu já estava analisando algumas ações que estavam acontecendo dentro do clube, mas sair assim, antes do término do Campeonato Brasileiro [sub-20], foi uma surpresa", disse Caco, em entrevista a Trétis.
Caco deixou o sub-20 do Rubro-Negro em terceiro lugar do torneio nacional e com o melhor ataque da competição, com 40 gols marcados em 15 jogos.
"Entrei na sala com o Possebon, [ele] disse que não tinha nada, foi bem específico e foi bem frio. E aqui não vai nenhuma crítica, é uma constatação. Dizendo que não tinha nada relacionado ao trabalho, à pessoa, e que era uma reformulação profunda que estava começando no Athletico. Não tem muito o que fazer, né? Acatei mesmo sem entender"
Caco ainda revelou que trocou mensagens com Felipe Gil e Próspero Paoli, demitidos no mesmo dia. Os dois chegaram ao Furacão neste ano e tiveram Caco como um dos guias no início dos trabalhos.
"As paredes do Athletico têm ouvido. Pode ter certeza que elas ouvem tudo. Esse foi o primeiro conselho para ele e o Próspero quando eles chegaram", completou.
Quem saiu do Athletico no departamento de futebol
A lista dos desligamentos foi divulgada inicialmente pelo ge.com e confirmada pelo UmDois Esportes:
- André Mazzuco - diretor de futebol
- Próspero Paoli - coordenador técnico-metodológico
- Felipe Gil - gerente geral das categorias de formação
- Rodrigo Carvalho - coordenação de captação
- Caco Espinoza - técnico do Athletico sub-20
- Luiz Alencar - analista de mercado e captação
- Luiz Felipe Todeschini - analista de mercado e captação
- Matheus Rosa - scout e captação da base
- Bryan - scout e captação da base
- Daniel Taffarel - scout e captação da base
- Ítalo Rezende - assistente de metodologia
Quem chegou
- Paulo Autuori, diretor técnico
- Rodrigo Possebon, diretor das categorias de base
- João Eduardo Correia, técnico do sub-20
- Witor Bastos, head de scout