Athletico encaminha acerto com zagueiro gringo

O zagueiro português Tobias Figueiredo deve ser anunciado como contratação do Athletico em breve. O jogador de 31 anos pertence ao Fortaleza e tem vínculo com o time cearense até julho de 2026.
A negociação foi divulgada inicialmente pela Tretis e confirmada pelo UmDois Esportes. A tendência é que o molde do negócio seja por empréstimo até o fim do ano, assim como tem sido a maioria das negociações do Furacão para 2025.
No ano passado, Tobias Figueiredo foi emprestado ao Criciúma. No clube catarinense, fez 24 jogos e marcou dois gols.
Revelado nas categorias de base do Sporting, de Portugal, o defensor tem passagens pelo Nacional e dois clubes ingleses - Nottingham Forest e Hull City.
Pela seleção de Portugal, Tobias Figueiredo tem passagens apenas na base. Ele foi convocado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e também foi vice da Eurocopa sub-21 em 2015.
Defesa preocupa o Athletico
O sistema defensivo é a principal preocupação do técnico Maurício Barbieri nesse início de temporada. A equipe sofreu gol em oito das nove partidas que fez, sendo que o único jogo que o time passou sem ser vazado foi no clássico contra o Coritiba.
Além disso, existe um entendimento da diretoria e da comissão técnica que zagueiros devem chegar para reforçar o elenco. Atualmente apenas Léo Pelé, comprado do Vasco, tem status de titular.
O parceiro de Léo na zaga tem sido revezado entre Lucas Belezi e Matheus Felipe. Na visão de Barbieri, os dois têm tido "nível similar". Apesar do rodízio, nenhum deles se consolida, o que pode facilitar a entrada de Tobias Figueiredo. Além disso, o paraguaio Mateo Gamarra segue com pouca minutagem e é o mais preterido do sistema.
Belezi foi titular nas vitórias sobre o Maringá e São Joseense, mas também não convenceu. Apesar de ter dado assistência para o atacante Alan Kardec, o defensor cometeu um pênalti e falhou na bola área no segundo gol do adversário.
Nesse contexto, Barbieri admite a busca por contratações que reforcem o sistema defensivo do Athletico.
"A gente está buscando [reforços para a defesa]. É um setor que a gente pretende incorporar. O caminho é seguir trabalhando esses jogadores, que têm potencial e qualidade. Ainda em alguns momentos falta maturidade e experiência, mas é um processo", avalio Barbieri em entrevista após o triunfo sobre o São Joseense.
Vale lembrar ainda que Thiago Heleno está treinando no clube, mas separado do grupo principal. O ídolo rubro-negro, um dos personagens da era mais vitoriosa do Furacão, não está nos planos do clube para a Série B e até agora não conseguiu encontrar outro clube, como fez o atacante Pablo.
Contratações para 2025
Veja a lista das 14 contratações do Furacão nesta temporada:
- Luiz Fernando, atacante
- Raul, volante
- Hayen Palacios, lateral
- Léo Pelé, zagueiro (R$ 9 milhões)
- Falcão, volante
- Leozinho, atacante
- Isaac, atacante
- Alan Kardec, atacante
- Dudu, lateral
- Santos, goleiro
- Kevin Velasco, atacante
- Giuliano, meia
- Patrick, meia
- Tobias Figueiredo, zagueiro
Onde apostar no Paranaense 2025
As melhores bets legalizadas do Brasil oferecem apostas no Campeonato Paranaense 2025. É possível dar palpites no vencedor de cada jogo, total de gols da partida, campeão da competição, entre outros mercados.