Eleições do Athletico ocorrem em dezembro; confira todas as informações
Os próximos dias - e meses - serão agitados nos bastidores do Athletico. Como citou o presidente do Conselho Administrativo, Mario Celso Petraglia, em sua carta de retorno ao comando do clube, em dezembro haverá as eleições para definir o novo Conselho Deliberativo do Furacão para o quadriênio 2024-2027.
A tendência é que o pleito ocorra entre 04 e 15 de dezembro, depois do término do calendário desportivo da equipe principal - o último jogo da temporada do Athletico será contra o Cuiabá, previsto para o domingo, dia 03 de dezembro.
A data oficial das eleições ainda será escolhida pelo presidente do Deliberativo, Aguinaldo Coelho de Farias - que também acumula função de 1º vice-presidente do Administrativo. O horário, definido pelo Estatuto Social do Athletico, será de 10h até 19h.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
A exigência é que a primeira publicação do edital para convocação dos sócios seja de antecedência mínima de 15 dias da data da eleição, mesma data que a relação dos nomes dos sócios com direito a voto deve ser divulgada. Poderão votar os sócios maiores de 18 anos, adimplentes e com mais de três anos de associação ininterrupta.
O formato deve ser por voto presencial na Ligga Arena e nominal, não admitida via procuração, muito provavelmente seguindo a tendência dos últimos pleitos (2011 e 2015), com a utilização de urnas eletrônicas. Na última eleição, o clube também liderou votos on-line, mas, como não houve bate-chapa, o modelo pode ser testado oficialmente neste ano.
Já as eventuais chapas terão até 10 dias corridos antes da data marcada para a eleição para serem inscritas e serão avaliadas pela Junta Eleitoral quanto ao cumprimento dos requisitos estatutários. Em caso de inscrição de apenas uma chapa, a mesma será automaticamente aclamada - como aconteceu no último pleito em 2019.
O Conselho Administrativo, hoje presidido por Petraglia, é definido pelo Conselho Deliberativo no primeiro ou no segundo dia útil após as eleições. O presidente do Administrativo pode ser reeleito apenas uma vez. Ou seja, Petraglia pode se reeleger pois, na penúltima eleição (de 2015), era presidente do Conselho Deliberativo.
Segundo apurou a reportagem, ainda não há definição da chapa de situação, mas a tendência é que os membros tentem a reeleição. Um grupo que foi oposição em pleitos anteriores, encabeçado por Henrique Gaede, tem conversas iniciais sobre o tema, mas estuda sim a montagem de uma chapa para concorrer em dezembro.
Relembre as últimas eleições do Athletico
Em 2019, não teve oposição, e a chapa CAP Gigante foi mantida. Mario Celso Petraglia, que era presidente do Conselho Deliberativo, assumiu o cargo então do Administrativo no lugar de Luiz Sallim Emed. E Aguinaldo Coelho de Farias passou a comandar o Deliberativo.
Nas eleições anteriores, em 2015, a então maior da história do Furacão, com mais de nove mil sócios aptos para votar, o grupo de Petraglia concorreu com a chapa Atlético de Novo, de Gaede.
A CAP Gigante venceu com votação apertada por 2909 votos a 2660, sendo 52% dos votos válidos. Aquela eleição dividiu mesmo os atleticanos, foi cercada de curiosidades e polêmicas e teve participação maciça de jogadores e ídolos da história do clube nas campanhas.
+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp
Carneiro & Mafuz #20
Ouça o Carneiro & Mafuz #20