Brasileirão

Com desfalques, auxiliar dá espaço para reservas e estreia artilheiro da base

Emersonn, atacante da base do Athletico

O auxiliar Juca Antonello, que ocupa o cargo de técnico interino do Athletico, aproveitou a lista grande de desfalques para dar oportunidades aos reservas.

continua após a publicidade

A estratégia deu certo: além de dar descanso aos mais experientes, os jogadores pouco utilizados mostraram serviço. No caso do atacante Emersonn, o destaque das categorias de base fez a estreia pelo time principal.

+ Confira a tabela completa do Athletico no Brasileirão

“É muito difícil manter rendimento a cada três dias. Assim desenvolve o elenco, o companheirismo. Espero que continue assim porque esse grupo é bastante unido, muito fechado em prol do trabalho”, elogiou o treinador.

continua após a publicidade

Aos 19 anos, Emersonn entrou no lugar do meia Christian e aproveitou a brecha deixada pelos quatro desfalques no sistema ofensivo. Canobbio está com a seleção uruguaia na Copa América, Cuello se recupera de dores no joelho, Nikão sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita e Mastriani foi poupado por ter enorme desgaste.

Promessa da base chama a atenção no Athletico

Na primeira jogada, Emersonn chamou a atenção ao driblar dois defensores pelo lado direito. Na sequência da jogada, ele tentou o cruzamento rasteiro, que foi interceptado, e ganhou o escanteio. O atacante Pablo, um dos líderes do grupo, aplaudiu efusivamente e cumprimentou o jovem atleta.

continua após a publicidade

Artilheiro do Athletico no sub-17, Emersonn já foi listado como um dos jovens brasileiros mais promissores pelo jornal As, da Espanha, em 2021. Neste ano ele marcou seis gols em 18 jogos com o time sub-20 após voltar a jogar no segundo semestre de 2023. Em 2022, ele sofreu um rompimento no ligamento cruzado do joelho.

A escolha não foi aleatória: Antonello assumiu a equipe principal após ter atuado por meses como técnico da equipe sub-20.

“Sou funcionário do clube, estou já um ano e sete meses, e o objetivo maior sempre foi ajudar os jogadores a jogar o jogo, tanto no sub-20 e profissional. Tentando criar bons treinos, trazer boas ideias… O importante é que eles estão abertos para construir junto, tentar evoluir e que a gente jogue cada vez melhor”, completou Juca.

Thiago Heleno e Fernandinho são preservados no Athletico

O zagueiro e o volante foram substituídos ainda no intervalo. Segundo Antonello, a troca foi combinada com Fernandinho antes do jogo para que o atleta de 39 anos evite o desgaste. Já o defensor pediu para sair.

“Com o Fernando, era o combinado fazer um tempo ele e outro o Erick. Querendo ou não, são cinco jogos seguidos quarta e domingo. O Thiago também, com desgaste grande, pediu a troca pensando no companheiro em melhor condição. Mérito deles de serem conscientes, não serem egoístas e pensarem no grupo”, disse Antonello.

“Inesquecível”, diz volante reserva do Athletico

O volante Gabriel atuou como titular pela primeira vez no Athletico. Contratado em abril, o jogador já havia entrado em outros dois jogos – na derrota para o Ypiranga, na Copa do Brasil, e no empate diante do Corinthians.

“É um dia inesquecível por completar uma partida depois de tudo que eu passei, da lesão e do meu retorno. Feliz e acho que pude ajudar da melhor maneira”, disse ele.

Apesar disso, o jogador de 31 nos admitiu a falta de ritmo de jogo e celebrou a oportunidade para outros atletas.

“Parecia que tinha umas cinco horas de jogo. Fisicamente, logicamente que estamos treinando forte, mas ritmo só vem com o jogo. Isso mostra a força do grupo. Estávamos trabalhando forte, tivemos oportunidade. Jogamos bem e ganhamos o jogo”

Com a confiança recuperada, o Athletico se prepara para enfrentar o São Paulo. O jogo, válido pela 14ª rodada do Brasileirão, acontece na próxima quarta-feira (3), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba.

Sair da versão mobile