Athletico defende retrospecto positivo quando larga em vantagem na Libertadores
O Athletico entra em campo nesta terça-feira (6) com a missão de garantir uma vaga na final da Libertadores 2022. Contra o Palmeiras, no Allianz Parque, o Furacão faz o jogo de volta da semifinal, após ter vencido a primeira partida, por 1 a 0, na Arena da Baixada. Para carimbar a classificação na grande decisão do título do torneio continental, o Rubro-Negro tem a vantagem do empate.
Na Libertadores, o retrospecto quando o Athletico larga em vantagem em duelos mata-matas é positivo. Considerando todas as oito participações no torneio até agora, o Furacão sempre se deu bem após vencer a primeira partida.
Na campanha do vice-campeonato de 2005, a melhor participação do clube até aqui na história, o Furacão avançou de fase três vezes depois de abrir o duelo com vitórias. Foi assim contra Cerro Porteño-PAR, Santos e Chivas-MEX.
Diante do Cerro, nas oitavas de final, o Athletico venceu o primeiro jogo por 2 a 1, em Curitiba, e perdeu a volta, no Paraguai, mas se classificou nos pênaltis. Nas quartas, encarou o Santos, com duas vitórias - 3 a 2 na ida, em casa, e 2 a 0 fora. No caminho da semifinal encontrou o Chivas - venceu na Arena por 3 a 0 e empatou no México, garantindo a classificação.
+ Veja a tabela completa da Libertadores
Na atual edição, o Athletico derrotou o Libertad por 2 a 1, nas oitavas de final, e empatou na volta, em 1 a 1, passando de fase.