Athletico e Coritiba sondam zagueiro do futebol europeu
O zagueiro Juninho é um alvo do Athletico e do Coritiba para 2025, apesar da transferência ser considerada complexa pelos clubes. Os dois rivais sondaram o jogador de 29 anos que está no Midtjylland, da Dinamarca, em um eventual empréstimo.
No entanto, com contrato até a metade de 2026, a saída de Juninho do Midtjylland só seria possível em uma compra definitiva. Esse molde exigido pelo clube europeu dificulta o cenário tanto para o Furacão quanto para o Coxa. A informação foi dada inicialmente pelo ge.com e confirmada pela reportagem.
+ Coritiba desvaloriza na "Era SAF" e Athletico segue entre mais valiosos, aponta estudo
Revelado pelo Coxa e com passagens por Atlético-MG, Palmeiras e Bahia no futebol brasileiro, Juninho está na Europa há três temporadas. Neste início de temporada, ele soma 15 jogos, sendo nove como titular, e marcou um gol no último fim de semana, na vitória por 3 a 0 sobre o Vejle pelo Campeonato Dinamarquês.
Segundo o site transfermarkt, especializado em transferências, Juninho está avaliado em 1 milhão de euros, o que representa cerca de R$ 6,3 milhões. O valor é abaixo do que os dinamarqueses pagaram pelo defensor.
Em 2021, o Bahia vendeu o zagueiro por R$ 10 milhões. O valor foi dividido entre os baianos e o Palmeiras, que também possuíam 50% dos direitos econômicos.
Contextos devem atrasar definições em Athletico e Coritiba
A tendência é que os cenários de Athletico e Coritiba atrasem as contratações para a próxima temporada.
No Furacão, o clube mira garantir a permanência na Série A do Brasileirão e também uma possível vaga para a Copa Sul-Americana. Para isso, o time precisa vencer o Bragantino nesta quinta-feira (5), às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba.
Ao fim do Brasileirão é que o trabalho do planejamento para 2025 deve ser intensificado. No entanto, já está no radar que a defesa é um setor que o Athletico precisará de reforços.
Isso porque o zagueiro Kaique Rocha, que mais atuou pela equipe neste ano, deve deixar o Furacão. O defensor se tornou malquisto pela torcida com inúmeras falhas ao decorrer do ano, não tem ambiente favorável para ficar e até foi preterido pelo técnico Lucho González antes de ter uma lesão divulgada pelo Athletico.
Apesar de Lucas Belezi ter sido utilizado no fim da temporada e do clube dar nova chance ao paraguaio Matteo Gamarra, o zagueiro Thiago Heleno deve fazer a última temporada.
Já no Coxa, o cenário se torna ainda mais complexo. A Treecorp SA, detentora da SAF alviverde, já está atuando no planejamento desde o fim da Série B deste ano. No entanto, o Coxa ainda tem as eleições para associação no dia 27 de dezembro.
O sócio coxa-branca terá que escolher entre a Coritiba Independente, do candidato Júnior Zarur, e a Eternamente Coxa, da candidata a presidência Marianna Libano.
Independente disso, há o consenso que a defesa do time é um dos setores a ser ajustado já que o Coritiba sofreu 44 gols nos 38 jogos da Segunda Divisão.