Athletico, Coritiba e Paraná e os riscos de rebaixamento no Brasileirão e Série B
O fim de semana foi virado em um "filme de terror" para os torcedores de Athletico, Coritiba e Paraná. Os três clubes foram derrotados e ficaram com a "corda no pescoço" nas disputas do Brasileirão e Série B. A situação um pouco mais tranquila é a do Furacão, que está na 14ª colocação, mas segue próximo da zona do rebaixamento.
Já Coxa e Tricolor vivem um momento muito delicado em suas respectivas competições. O Verdão segue na 18ª colocação e viu a distância para sair da ZR aumentar para sete pontos. Enquanto isso na Segundona, o Paraná entrou na temida zona de descenso pela primeira vez, ficando a dois pontos do Figueirense, primeiro clube fora do Z4.
Athletico com o alerta ligado
A derrota para o Atlético-MG, no último sábado, na Arena da Baixada, foi a terceira consecutiva do Furacão no Brasileirão. O tropeço fez com que a equipe caísse para a 14ª colocação e ligasse o sinal de alerta, já que apenas três pontos separam o Rubro-Negro da zona do rebaixamento.
Tabela e classificação do Brasileirão
De acordo com o site Infobola, o Athletico possui 22% de riscos de cair para a Série B. Para chegar ao número "mágico" de 45 pontos, a média geral para se salvar da queda, o Furacão precisa de mais cinco vitórias e dois empates nas próximas 13 rodadas.
Coritiba em crise generalizada
A situação do Coritiba ficou ainda mais complicada com a derrota para o Sport, no último domingo, no Recife. Sem vencer há seis jogos, o Coxa está afundado na zona do rebaixamento - é o 18º colocado, com 21 pontos. O novo tropeço resultou na demissão do técnico Rodrigo Santana.
Segundo o Infobola, o Verdão possui 83% de riscos de descenso e precisaria de oito vitórias nos próximos 13 confrontos para se livrar da queda. Entre os próximos duelos, o Coritiba terá encontros contra outras equipes que também brigam contra o rebaixamento, como Botafogo, Goiás, Athletico e Vasco.
Paraná em um buraco sem fim
Entre os clubes do Trio de Ferro, o Paraná é o que menos tem dado esperança ao seu torcedor. A queda do Tricolor na Série B tem sido brutal. São oito derrotas consecutivas, a pior sequência da história do clube, e apenas uma vitória nos últimos 18 jogos.
Tabela e classificação da Série B
O retrospecto fez com que a equipe entrasse pela primeira vez na zona do rebaixamento para a Série C. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, o "número mágico" para não cair na Série B é de 47 pontos.
Com isso, o Paraná precisaria somar mais 18 pontos: seis vitórias em dez jogos. Segundo o Infobola, o Tricolor possui 64% de riscos de queda.