Athletico volta a disputar a primeira fase da Copa do Brasil após sete anos; veja o retrospecto

Campeão da Copa do Brasil em 2019, o Athletico inicia sua caminhada na competição diante do Pouso Alegre nesta terça-feira (25), às 21h30, no Estádio Manduzão, em Pouso Alegre, no interior de Minas Gerais. A partida é válida pela primeira fase do mata-mata nacional.
A última vez que o Furacão disputou a fase inicial da Copa do Brasil foi em 2018 quando passou pelo Caxias, fora de casa, com um empate sem gols — vantagem que hoje levaria a disputa para os pênaltis.
Veja também
+ Apostas no Campeonato Paranaense: Palpites e dicas em 2025
+ Com desfalques, Athletico enfrenta o Pouso Alegre no pontapé da Copa do Brasil; veja as escalações
De forma curiosa, aquele jogo marcou a estreia de Fernando Diniz pelo clube. O técnico, que se tornou campeão da Libertadores pelo Fluminense em 2023, viria a ser demitido na metade da temporada em que o Rubro-Negro se sagrou campeão da Sul-Americana pela primeira vez.
Em 28 participações na Copa do Brasil até aqui, são três finais disputadas (2013, 2019 e 2021) e o título de 2019 em cima do Internacional. O Athletico foi eliminado na primeira fase em três edições (1989, 1991 e 2008). Já em 2014 e 2020, o clube caiu nas oitavas, primeira etapa que disputou do torneio.
Ao todo, são 158 jogos, com 66 vitórias, 50 empates e 42 derrotas. Foram 246 gols marcados, contra 181 sofridos no torneio.
Com a mudança no regulamento para 2025, o Athletico vai precisar vencer para avançar à segunda fase. Qualquer empate, levará a decisão aos pênaltis. O jogo terá transmissão do Amazon Prime Vídeo.
Quem passar, pega Guarany de Bagé-RS ou Alto-PI na próxima fase. O Furacão já garantiu R$ 1,3 milhão de premiação pela participação na fase e busca mais R$ 1,5 milhão com a classificação.

Relembre as participações do Athletico na Copa do Brasil:
- 1989 - eliminado pelo Náutico na primeira fase
- 1991 - eliminado pelo Vitória na primeira fase
- 1992 - eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final (passou pelo Operário-MS na primeira fase e Bahia nas oitavas)
- 1996 - eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final (passou pelo Ji-Paraná na fase preliminar e Santos na primeira fase)
- 1997 - eliminado pelo Corinthians nas quartas de final (passou pelo CSA na fase preliminar, Sport na primeira fase e Vasco nas oitavas)
- 1999 - eliminado pelo Botafogo nas quartas de final (passou por Sampaio Corrêa na primeira fase, Cruzeiro na segunda fase e Portuguesa nas oitavas)
- 2000 - eliminado pelo Cruzeiro nas oitavas de final (entrou no mata-mata por ter sido campeão da Seletiva para a Libertadores)
- 2001 - eliminado pelo Corinthians nas quartas (passou pelo Treze na primeira fase, Guarani na segunda fase e Portuguesa nas oitavas)
- 2003 - eliminado pelo Sport na segunda fase (passou por Tuna Luso na primeira fase)
- 2006 - eliminado pelo Volta Redonda na segunda fase (passou pelo Moto Club na primeira fase)
- 2007 - eliminado pelo Fluminense nas quartas de final (passou por Coxim na primeira fase, Vitória na segunda fase e Atlético-GO nas oitavas)
- 2008 - eliminado pelo Corinthians Alagoano na primeira fase
- 2009 - eliminado pelo Corinthians nas oitavas (passou por Tocantins na primeira fase e ABC na segunda)
- 2010 - eliminado pelo Palmeiras nas oitavas (passou pelo Vilhena e Sampaio Corrêa)
- 2011 - eliminado pelo Vasco nas quartas (passou por Rio Branco-AC na primeira fase, Paulista e Bahia nas oitavas)
- 2012 - eliminado pelo Palmeiras nas quartas (passou por Sampaio Corrêa, Criciúma e Cruzeiro)
- 2013 - o Athletico perdeu a final para o Flamengo (passou por Brasil de Pelotas, América-RN, Paysandu na terceira fase, Palmeiras nas oitavas, Internacional, nas quartas, e Grêmio, na semifinal)
- 2014 - eliminado pelo América-RN nas oitavas
- 2015 - eliminado pelo Tupi na segunda fase (após passar pelo Remo)
- 2016 - eliminado pelo Grêmio nas oitavas (passou pelo Brasil de Pelotas, Dom Bosco na segunda fase e Chapecoense na terceira)
- 2017 - eliminado pelo Grêmio nas quartas (passou pelo Santa Cruz nas oitavas)
- 2018 - eliminado pelo Cruzeiro nas oitavas (passou por Caxias na primeira fase, Atlético Tubarão na segunda, Ceará na terceira fase e São Paulo na quarta fase)
- 2019 - o Athletico foi campeão da Copa do Brasil. Superou Fortaleza, Flamengo, Grêmio e bateu o Internacional na final
- 2020 - eliminado pelo Flamengo nas oitavas
- 2021 - o Athletico perdeu a final para o Atlético-MG. Passou por Atlético-GO nas oitavas, Santos nas quartas e Flamengo na semi.
- 2022 - eliminado pelo Flamengo nas quartas (superou o Tocantinópolis, na terceira fase, e o Bahia, nas oitavas)
- 2023 - eliminado pelo Flamengo nas quartas (passou pelo CRB, na terceira fase, e Botafogo, nas oitavas)
- 2024 - eliminado pelo Vasco nas quartas (passou pelo Ypiranga-RS, na terceira fase, e Red Bull Bragantino, nas oitavas)