Após novela, Athletico contrata técnico colombiano Juan Carlos Osorio
Acabou a novela sobre quem vai comandar o Athletico na temporada 2024. Depois de negociar com o brasileiro Cuca e com o espanhol Domènec Torrent, clube confirmou na noite desta quarta-feira (3) a contratação do colombiano Juan Carlos Osorio, de 62 anos de idade. O último trabalho do treinador foi no Zamalek, do Egito, entre 2022 e 2023.
Esta será a segunda passagem de Osorio pelo futebol brasileiro. Em 2015, ele treinou o São Paulo por 29 partidas. A informação foi dada inicialmente pelo perfil MercadoFutbolBR no X e confirmada pelo UmDois Esportes.
"Com nome consolidado e bastante experiente nos principais cenários do futebol mundial, o treinador colombiano chega ao Rubro-Negro para o desafio de comandar o time neste ano do centenário athleticano", escreveu o clube em seu site oficial.
Quem é Juan Carlos Osorio
O colombiano iniciou a carreira como auxiliar-técnico do Manchester City, da Inglaterra, entre 2001 e 2006. Na sequência, treinou o Millonarios, da Colombia, antes de passar por Chicago Fire e NY Red Bulls, dos Estados Unidos.
Osorio voltou ao país natal para comandar o Once Caldas, em 2010, e teve breve passagem pelo Puebla, do México. Depois, em 2012, assumiu o Atlético Nacional, onde teve sucesso e permaneceu por quatro temporadas. Foram cinco títulos ao todo com os verdolagas.
+ Mercado da Bola: rumores, sondagens e negociações confirmadas no Brasil
O ótimo trabalho rendeu ao comandante a oportunidade de trabalhar no São Paulo, em 2015. Porém, ele deixou o Morumbi após quatro meses para assumir a seleção do México, comandando a seleção na Copa do Mundo 2018, na Rússia. Depois, treinou a seleção do Paraguai brevemente.
Osorio ainda comandou novamente o Atlético Nacional e o América de Cali, ambos na Colômbia, antes de ir para o Zamalek, no futebol egípcio. Ele tem no currículo duas conquistas da Copa da Colômbia, uma Superliga da Colômbia, além de quatro torneios do Campeonato Colombiano, além de um vice-campeonato da Sul-Americana.