Athletico tem campanha de rebaixado no returno
O Athletico tem a quarta pior campanha entre os 20 clubes da Série A no returno do Brasileirão 2024. A derrota por 2 a 1, de virada, para o Vasco expõe a sequência negativa, que conta com uma vitória em cinco jogos.
O time venceu o Cuiabá, fora de casa, no dia 28 de julho, mas acumula três derrotas (Grêmio, Juventude e Vasco), e um empate, contra o Internacional e com gol sofrido no último minuto. Ou seja, o Furacão vai completar um mês sem vencer na Série A nesta quarta-feira (28).
Apenas Corinthians, com três empates e duas derrotas, Bragantino, com dois empates e três derrotas, e Cuiabá, um empate e quatro derrotas, têm campanhas piores que o Athletico.
São nove gols sofridos e seis marcados últimos cinco jogos do Furacão. A única vez que a equipe comandada por Martín Varini sofreu apenas um gol nessa sequência foi justamente na vitória sobre o Cuiabá.
Para completar, o contraste é ainda pior quando comparado o momento após cinco rodadas no primeiro turno. Quando venceu o Vasco na Ligga Arena, em Curitiba, o Furacão assumiu a liderança do Brasileirão. Quase quatro meses depois, o time ocupa a décima posição e figura nove pontos atrás da zona de classificação para a Libertadores.
Além disso, o momento preocupa ainda mais em relação aos resultados na Ligga Arena. O Athletico tem hoje a pior sequência como mandante na história do Brasileirão - são quatro derrotas seguidas e dois empates nos últimos confrontos em Curitiba.
Athletico tem sequência contra líderes
Em má fase, o Athletico ainda tem uma maratona ingrata nas próximas rodadas. Dos cinco próximos jogos, quatro são os atuais líderes.
O time vai receber Palmeiras, terceiro colocado, e o líder Fortaleza nas duas próximas rodadas. Depois disso, o Furacão visita o Criciúma, que aparece na 15ª posição, e o Flamengo, quarto colocado. Para completar a série, o Athletico recebe o Botafogo, vice-líder.
Além disso, vale lembrar que o Athletico tem dois jogos atrasados. Os duelos contra Fluminense e Atlético-MG, válidos pela 17ª e 19ª rodadas, ainda não têm datas definidas.
"Detalhes", diz Varini após novo tropeço do Athletico
Após a derrota para o Vasco, o técnico Martín Varini disse que a sensação é de raiva. Na visão dele, o time está tendo boas atuações e deixa a vitória escapar por detalhes.
"Dá muita raiva porque, novamente, por detalhes, a gente perde um jogo. Aconteceu contra o Juventude e aconteceu de novo. Tem que trabalhar muito, caprichar. A gente não pode deixar escaparem pontos quando se joga bem. É difícil jogar bem e o Athletico está conseguindo. Mas detalhes estão fazendo que a gente não ganhe", disse o comandante uruguaio.
O treinador também minimizou a ausência de Fernandinho, que se lesionou, e que o foco volta a ser nas Copas.
"Temos que melhorar, saber como matar a jogada, onde jogar a bola longa. São detalhes que estão custando o resultado. Por isso ficamos bravos e doídos. Mas é trabalho. Mudar a chave e pensar no jogo de Copa. Se a gente seguir do jeito que está jogando, as possibilidades de vitória são maiores. Mas tem que trabalhar", completou.
O Athletico se prepara agora para enfrentar o Vasco, só que pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida acontece nesta quinta-feira (29), às 20h, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Próximos jogos do Athletico
- Vasco x Athletico - ida das quartas de final da Copa do Brasil - quinta-feira (29/08), às 20h, em São Januário
- Athletico x Palmeiras - Brasileirão - domingo (1/09), às 16h, na Ligga Arena, em Curitiba
- Athletico x Vasco - volta da Copa do Brasil - quinta-feira (11/09), na Ligga Arena, em Curitiba
- Athletico x Fortaleza - Brasileirão - sem data, na Ligga Arena, em Curitiba
- Athletico x Racing - jogo de ida das quartas da Sul-Americana - quinta-feira (19/09), na Ligga Arena, em Curitiba
- Criciúma x Athletico - Brasileirão - sem data, no estádio Heriberto Hülse
- Racing x Athletico - volta da Sul-Americana - quinta (26/09), no El Cilindro, em Avellaneda
- Flamengo x Athletico - Brasileirão - sem data, no Maracanã, no Rio de Janeiro
- Athletico x Botafogo - Brasileirão - sem data, na Ligga Arena, em Curitiba