Após vexame, Athletico cai em ranking da Conmebol; veja o top-30
O Athletico caiu do sexto para o nono lugar (5.277 pontos) no ranking da Conmebol após o desempenho na temporada 2024. A entidade divulgou a lista atualizada, que servirá como base para a definição dos potes dos sorteios da Libertadores e da Sul-Americana, nesta segunda-feira (16).
Neste ano, o Furacão foi eliminado nas quartas de final da Sul-Americana para o Racing, que se sagraria campeão em cima do Cruzeiro. O Rubro-Negro venceu na ida por 1 a 0, em Curitiba, mas foi goleado em Avellaneda por 4 a 1, com direto a gol antes do primeiro minuto de partida.
Palmeiras (2º), Flamengo (4º), Atlético-MG (7º) e São Paulo (8º) são os brasileiros à frente do Athletico na lista. O River Plate, da Argentina, lidera.
+ Geninho conta os segredos do título do Athletico no Brasileirão e do Paraná; veja o podcast
Athletico vai despencar mais em ranking após rebaixamento
Para o ranking da próxima temporada, a tendência é que o Athletico caia mais algumas posições. Isso porque, após a péssima campanha no returno, foi rebaixado no Brasileirão e não jogará nenhum torneio continental em 2025.
O Furacão ficou sem nenhuma vaga em Libertadores ou Sul-Americana após oito temporadas seguidas jogando competições da Conmebol. A situação também vai impactar negativamente as finanças do clube no próximo ano, seja com premiação, transmissão e bilheteria.
Nos últimos anos, o Athletico se tornou forte na lista da Conmebol principalmente pelos títulos das Sul-Americanas 2018 e 2021, além do vice-campeonato da Libertadores em 2022. A melhor posição do clube foi no ranking do ano passado: sexto lugar, com 5.348,6 pontos.
Veja o top-30 do ranking da Conmebol:
- River Plate (Argentina)
- Palmeiras (Brasil)
- Boca Juniors (Argentina)
- Flamengo (Brasil)
- Peñarol (Uruguai)
- Nacional (Uruguai)
- Atlético-MG (Brasil)
- São Paulo (Brasil)
- Athletico (Brasil)
- Fluminense (Brasil)
- Grêmio (Brasil)
- Racing (Argentina)
- Olimpia (Paraguai)
- LDU (Equador)
- Internacional (Brasil)
- Libertad (Paraguai)
- Independiente del Valle (Equador)
- Corinthians (Brasil)
- Santos (Brasil)
- Cerro Porteño (Paraguai)
- Botafogo (Brasil)
- Independiente (Argentina)
- Colo Colo (Chile)
- Estudiantes (Argentina)
- Barcelona de Guayaquil (Equador)
- Cruzeiro (Brasil)
- Bolívar (Bolívia)
- Atlético Nacional (Colômbia)
- Vélez Sarsfield (Argentina)
- Lanús (Argentina)