Athletico joga bem, bate líder Botafogo e quebra série negativa
Jogando bem, Athletico bateu o líder Botafogo por 1 a 0, neste sábado (3), na Arena da Baixada, e voltou a vencer após quatro derrotas consecutivas na temporada – duas delas pelo Brasileirão.
O volante Alex Santana, em um chutaço de fora da área, anotou o único gol da partida. O triunfo coloca o Rubro-Negro momentaneamente na quarta colocação da Série A, com 15 pontos, seis atrás do clube carioca.
Nesta terça-feira (6), às 19h, o Furacão volta a campo no Joaquim Américo, mas pela Libertadores. Caso vença o Libertad, do Paraguai, garante classificação antecipada às oitavas de final da competição continental.
Veja os gols e melhores momentos:
+ Confira a tabela do Athletico no Brasileirão
O técnico Paulo Turra começou o jogo sem quatro titulares (Madson, Thiago Heleno, Erick e Christian), todos poupados. Os substitutos, no entanto, não fizeram feio.
Santana abriu o placar aos 41 minutos, após receber passe de Vitor Roque. Ele acertou um petardo de fora da área, sem chance para Lucas Perri. Foi o sexto gol do meio-campista em 2023.
Herói da classificação no Nilson Santos, pela Copa do Brasil, o goleiro Bento também apareceu parando finalizações de Lucas Fernandes e Tiquinho, de longa distância.
No segundo tempo, o domínio atleticano foi mais evidente. Com boa atuação de David Terans, Hugo Moura, Vitor Roque e, principalmente, Canobbio, o Athletico criou chances para ampliar.
O time não conseguiu marcar, mas pelo menos se segurou bem atrás na pressão botafoguense nos minutos finais e voltou a não sofrer gol depois de seis jogos, sinal positivo para a consolidar a recuperação.
O melhor
Canobbio. O uruguaio de 24 anos continuou a evolução mostrada nos últimos jogos e fez mais uma grande partida, usando usa velocidade e drible para criar espaços e chances para o Furacão. Além disso, o camisa 14 correu muito e saiu de campo ovacionado pelos torcedores.
O pior
Vinicius Gonçalves Dias Araújo. O árbitro do jogo se posicionou mal durante o jogo, deixou de marcar faltas claras e não manteve o mesmo critério em lances similares, dependendo do time.
Curiosidade
Não faltou provocação na Arena no reencontro com o Fogão. Após a classificação nos pênaltis às quartas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira (31), os atleticanos levaram cartazes e até balões formando a palavra "eliminados". Outro cartaz diza "faltou um Tiquinho", um trocadilho com o atacante botafoguense.
Ficha técnica
CAMPEONATO BRASILEIRO
9ª rodada
Athletico 1 x 0 Botafogo
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Fernando; Hugo Moura (Thiago Heleno), Alex Santana (Erick) e Terans (Christian); Cuello, Canobbio (Rômulo) e Vitor Roque (Thiago Andrade). Técnico: Paulo Turra.
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Kayque) e Lucas Fernandes (Janderson); Júnior Santos (Lucas Piazon), Tiquinho Soares e Luís Henrique (Vitor Sá). Técnico: Luís Castro.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba.
Data: 03/06/2023.
Gols: Alex Santana (CAP), aos 41/1º.
Amarelos: Alex Santana, Terans e Pedro Henrique (CAP) e Kayque (BOT).
Público: 18.684 pessoas.
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP).
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).