Athletico e Bolívar já fizeram jogo “bizarro” na Libertadores de 2002; relembre
O Bolívar é o adversário do Athletico nas oitavas de final da Libertadores 2023. Em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira (5) ficou definido que o Furacão irá reencontrar o clube boliviano pela competição internacional.
+ Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores
Athletico e Bolívar já se enfrentaram duas vezes na história - ambas pela Libertadores de 2002. Uma delas ficou marcada negativamente para o Furacão. Em La Paz, situada a 3.600 m de altitude, os clubes ficaram no empate em 5 a 5, após o Rubro-Negro ter aberto 5 a 1 somente no primeiro tempo.
+ Veja a tabela da Libertadores 2023
Kleberson, Ilan (2), Dagoberto e Adriano marcaram os gols do Athletico na partida. Na ocasião, Adriano Gabiru e Ilan ainda foram expulsos, deixando o Furacão com nove jogadores em campo. Naquele ano, o Rubro-Negro terminou a fase de grupos na lanterna, dando adeus de forma precoce à Libertadores.
"Nós tínhamos feito um treinamento diferenciado para esse jogo, pois sabíamos que seria difícil jogar na altitude. Você suporta até um determinado tempo, depois você 'vai a zero'. Nós fizemos um primeiro tempo fantástico e depois você vai cansando. O time deles sabe disso e eles começaram a pressionar no segundo tempo. É muito difícil jogar na altitude. Você sente muito, não consegue respirar", relembra o ex-zagueiro Nem.
De lá pra cá, em jogos realizados em território boliviano, o Furacão venceu apenas uma vez - 3 a 2 no Jorge Wilstermann, em 2020. A equipe paranaense também encarou o The Strongest em dois duelos, pela Libertadores de 2014, sendo derrotada por 2 a 1, e no ano passado, quando acabou sendo goleada por 5 a 0, em jogo que determinou a demissão do técnico Fábio Carille.
A campanha do Bolívar na temporada
Comandado pelo técnico espanhol Beñat San José, o Bolívar se classificou na segunda colocação do Grupo C da Libertadores 2023, com 12 pontos. Foram quatro vitórias e duas derrotas na primeira fase. O destaque ficou pela campanha em La Paz - com três vitórias em três jogos, sendo a primeira sobre o Palmeiras.
A campanha do clube não é das melhores na Liga Boliviana. O Bolívar é o quarto colocado, atrás de The Strongest, Nacional Potosí e Always Ready. São oito vitórias, três empates e cinco derrotas no campeonato nacional. Já na Copa Boliviana, a equipe conquistou dois triunfos e perdeu um jogo.
Ex-Athletico no elenco boliviano
O atacante Gabriel Poveda, 24 anos, é um dos principais destaques do Bolívar. Em 16 partidas pelo clube, o brasileiro marcou seis gols e deu uma assistência. O jogador vestiu a camisa do Athletico na temporada de 2019. Foram 11 partidas pelos times profissional e Sub-23 e apenas um gol marcado.
Poveda ficou marcado no Furacão por comemorar o título do Campeonato Paranaense de 2019 "antes da hora". O atacante errou na contagem das penalidades no duelo com o Toledo e saiu comemorando o título quando o goleiro Léo defendeu uma cobrança do clube do interior. No entanto, ainda faltava um pênalti ser batido pelo Athletico, que na sequência foi convertido por Khellven.