Técnico youtuber, Maradona e muito mais: Conheça o Belgrano, próximo adversário do Athletico
Com a classificação sobre o Cerro Porteño nos playoffs, o Athletico vai enfrentar o Belgrano, da Argentina, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024. O primeiro jogo será na quinta-feira (15), às 19h, em Curitiba. A volta será na quinta-feira (22), às 19h, em Córdoba, na Argentina.
A equipe é da cidade de Córdoba, a segunda maior da Argentina, e conta com o estádio Gigante de Alberdi, mas manda os jogos do torneio continental no estádio Mario Alberto Kempes, do Talleres.
Também conhecido como Pirata, o Belgrano tem a caveira como principal símbolo da torcida, assim como o Athletico. O clube tem o título apenas da segunda divisão da Argentina, em 2002.
Belgrano possui jogadores experientes
Atualmente o time ocupa a nona posição do Campeonato Argentino. Em sete jogos, são três vitórias, dois empates e duas derrotas.
No entanto, a equipe foi muito bem fase de grupos da Sul-Americana. Sem perder, o time argentino foi o líder isolado do Grupo C, com 12 pontos. Foram três vitórias (duas em casa e uma fora) e três empates (duas fora e uma como mandante).
Dentro de campo, a equipe conta com nomes bastante experientes. Com dois gols cada, os veteranos Franco Jara e Pablo Chavarría dividem a artilharia do time na Sula. Outro atacante para ficar de olho é Matías Suárez, que defendeu o River Plate entre 2019 e 2023. Detalhe: todos os três têm 36 anos.
Quem também tem certa rodagem é o atacante Lucas Passerini. O jogador de 30 anos foi contratado para substituir Pablo Vegetti, atualmente no Vasco, e anotou seis gols em 13 jogos nesta temporada.
Além deles, o meio campista Estebán Rolón, ex-Boca Juniors, também está tendo destaque. Com duas assistências, ele é o principal garçom do Belgrano na Sul-Americana.
Um pouco antes do Athletico encarar o Cerro Porteño na Ligga Arena, pelos playoffs, o Belgrano perdeu por 3 a 2 para o Lanús, pela sétima rodada do Campeonato Argentino. Jara e Rolón anotaram os gols do time.
Técnico youtuber
Pode se dizer que Juan Cruz Real, atual técnico do Belgrano, tem muitas experiências. Como jogador, ele atuou no meio campo e foi revelado pelo Independiente, em 1995, e chegou a jogar no Roulado FC, do Haiti, e encerrou a carreira, em 2009, no Toronto Vasas, terceiro time que defendeu no Canadá.
Seis anos depois de se aposentar, ele deu o pontapé na carreira como treinador pelo Belén, da Costa Rica, e depois foi para o Estudiantes de Mérida, da Venezuela.
Contudo, a maior passagem, entre 2017 e 2023, foi pelo futebol colombiano, onde comandou Alianza Petrolera, Jaguares de Córdoba, América de Cali, Júnior de Barranquilla e Tolima.
No entanto, o maior destaque do técnico argentino é a comunicação. Ele tem um canal no Youtube, onde fez diversas análises táticas. Além disso, na Colômbia, ele também atuou como comentarista de televisão e analisava jogos do torneio nacional e também da seleção colombiana.
Maradona jogou pelo Belgrano
Sem nenhum título de grande expressão, uma das conquistas do Belgrano foi ter tido Diego Maradona, lenda da Argentina e do Boca Juniors.
Foi apenas uma vez, após o título da Copa do Mundo de 1986, em um empate por 1 a 1 com o Vélez Sarsfield. Na ocasião, Maradona perdeu um pênalti ao carimbar a trave.
Belgrano foi eliminado da Sula pelo Coritiba
Essa será a primeira vez que Athletico e Belgrano vão se enfrentar. No entanto, em 2016, o time argentino caiu o Coritiba, principal rival rubro-negro, justamente nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Foi a melhor campanha do clube argentino em um torneio continental.
Naquela ocasião, o clube argentino venceu por 2 a 1 em Curitiba, pelo jogo de ida. Contudo, o Coxa triunfou pelo mesmo placar em Córdoba e, nos pênaltis. Com atuação importante do goleiro Wilson, que defendeu duas cobranças e converteu o próprio chute, o alviverde avançou às quartas de final daquela edição.