Athletico bate o Coritiba em virada agônica e mantém tabu no Brasileirão
Em uma virada agônica, o Athletico venceu o clássico contra o Coritiba por 3 a 2, neste domingo (14), pela 6ª rodada do Brasileirão. O Coxa vencia até os 45 minutos do segundo tempo, com gols de Moreno e Robson, mas o Furacão buscou o empate com Willian Bigode. E no último minuto do jogo, aos 52, Canobbio virou e fez o Caldeirão explodir.
O Athletico mantém o tabu de quase 23 anos sem perder o Atletiba dentro da Arena pelo Brasileirão. De quebra, o Rubro-Negro assume a 5ª posição, com 12 pontos. Já o Coxa segue sem vencer na competição e vive o maior jejum de vitórias de sua história (12 jogos). O Alviverde é o vice-lanterna, com apenas dois pontos.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Apesar do Athletico começar com tudo, acertando uma bola na trave com Christian, o Coritiba foi melhor no primeiro tempo. Principalmente após o gol do camisa Marcelino Moreno, o primeiro dele pelo clube. O camisa 10 dominou dentro da área e sem ninguém dar o bote conseguiu acertar o canto de Bento.
No segundo tempo, o Athletico voltou com outra postura e empatou rapidamente. Quem apareceu foi Fernando, substituto de Pedrinho, que teve seu contrato rescindido após suspeitas de participar do esquema de manipulação. No lance individual, o lateral-esquerdo deu assistência para Pablo marcar.
O Coxa voltou a ficar na frente do marcador com Robson, destaque do lado alviverde. O atacante recebeu passe de Zé Roberto e bateu forte no cantinho.
Mas nos acréscimos, Willian Bigode deixou tudo igual novamente e colocou fogo no jogo. Já no apagar das luzes, praticamente no último lance, Erick roubou a bola de Henrique e tocou para Canobbio, que livre só empurrou a bola para as redes e garantiu a vitória rubro-negra.
Fotos do jogo
Fotos: Átila Alberti/UmDois Esportes
O melhor
Autor do gol no último minuto, Canobbio saiu do banco e foi decisivo. O uruguaio mostra está pedindo passagem na equipe titular do Furacão.
O pior
Terans passou o Aletiba sumido. Não criou nenhuma chance de perigo e acabou sendo substituído por Vitor Bueno.
Curiosidade
O Coritiba não vence o Athletico na Arena da Baixada pelo Brasileirão há 23 anos. A última e única vitória foi em 20 de agosto de 2000.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro
6ª rodada
14/05/2023
Athletico 3x2 Coritiba
Athletico: Bento; Khellven (Madson), Thiago Heleno, Pedro Henrique (Zé Ivaldo) e Fernando; Erick, Fernandinho e Christian (Canobbio); David Terans (Vitor Bueno), Vitor Roque e Pablo (Willian).
Técnico: Paulo Turra.
Coritiba: Gabriel Vasconcelos; Henrique, Bruno Viana e Chancellor; Marcos Vinícius, Liziero (Matheus Binqui), Bruno Gomes, Marcelino Moreno (Kaio César) e Jamerson (Victor Luís); Robson (Boschilia) e Zé Roberto (Rodrigo Pinho).
Técnico: Antônio Carlos Zago.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba.
Gols: Moreno, aos 20'/1ºT, Pablo, aos 3'/2T, Robson, aos 20'/2ºT, Willian, aos 46'/2ºT e Canobbio, aos 52'/2ºT.
Cartões amarelos: Fernando e Fernandinho (CAP); Marcos Vinícius, Moreno e Bruno Gomes (CFC).
Público: 31.252.
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP).
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP).