Estadual

Barbieri aponta o que faltou ao Athletico no rebaixamento do centenário

Por
Vinicius Cordeiro
03/02/2025 08:17 - Atualizado: 03/02/2025 08:46
Maurício Barbieri, técnico do Athletico.
Maurício Barbieri, técnico do Athletico. | Foto: Gabriel Machado/IconSport

Depois de disparar contra a Federação Paranaense de Futebol, o técnico Maurício Barbieri reconheceu falhas e destacou méritos do Athletico. Apesar da vitória sobre o Andraus, a equipe teve atuação pouco convincente e voltou a sofrer defensivamente. Mesmo assim, o comandante rubro-negro se diz satisfeito com o que tem visto.

"Estou muito seguro do processo que a equipe vem construindo. Eu não estava aqui, mas uma das coisas que ficou latente e que faltou na última temporada foi espírito, dedicação e competir em todos os jogos, do começo ao final", analisou.

"Disso, até agora, ninguém pode falar nada desse grupo. Pode falar que faltou eficiência, que tinha que tomar uma decisão melhor. Isso a gente concorda e vai trabalhar. Mas compromisso e trabalho não está faltando. O que precisa é tempo, ter todas as peças do quebra-cabeça. A coisa vai andar", garantiu ele.

O triunfo dá tranquilidade ao Furacão, que encerrou a sequência negativa de quatro jogos sem vencer (derrota para Azuriz e empates contra Operário, Coritiba e Cianorte). Além disso, Barbieri apontou que espera um rendimento melhor no mata-mata do Estadual.

"O torcedor precisa entender que a gente está em processo de construção ainda, de saídas e chegadas, Esse é um processo orgânico. O resultado ajuda na tabela e nos dá um equilíbrio maior pensando nas fases finais, que são as mais importantes e onde a gente quer chegar em um nível melhor do que a gente apresenta hoje", completou.

Treinador reconhece "ponto sensível" na defesa do Athletico

Barbieri fez duras críticas após a vitória do Athletico
Barbieri fez duras críticas após a vitória do Athletico

O Andraus marcou gol na bola parada, que tem sido um obstáculo grande para o Furacão desde o ano passado e que existe uma cobrança interna para melhorar nesse aspecto. Além disso, vale ressaltar que o Athletico levou gol em seis dos sete jogos que fez na temporada.

"A gente, até por conta da sequência dos jogos, sempre treina bola parada na véspera dos jogos porque a carga física é menor. A verdade é que não tenho como dar uma resposta mágica. É trabalho, tempo e ajustar. A gente reconhece sim que é um ponto sensível e a gente precisa melhorar", analisou.

O técnico do Athletico ainda eximiu de culpa apenas a linha defensiva. Na visão de Barbieri, os jogadores do meio campo e ataque compartilham responsabilidade nesse sentido.

"A questão da bola aérea não é de responsabilidade exclusiva só de um jogador e nem de só um setor. A gente não está sofrendo de bolas aéreas em cruzamentos, estamos sofrendo em bolas paradas, quando temos 90% do time ali. A responsabilidade precisa ser dividida entre todos. Envolve posicionamento, agressividade e uma série de situações que a gente têm de trabalhar", avaliou.

Indefinição na dupla de zaga do Athletico

Lucas Belezi.
Lucas Belezi.

A defesa rubro-negra não tem uma dupla titular. Isso porque Barbieri tem feito um rodízio entre Lucas Belezi e Matheus Felipe pelo lado direito da zaga. O único garantido tem sido Léo Pelé, a única contratação que o clube investiu nesta janela de transferências.

No entanto, a torcida tem feito críticas tanto a Belezi quanto a Matheus Felipe, que teve duas falhas diante do Andraus. Apesar disso, os dois foram defendidos por Barbieri, que não garantiu a titularidade de nenhum deles.

A expectativa, inclusive, é que o Furacão anuncie um jogador experiente para assumir o posto de titular da equipe.

"Neste momento estou avaliando que tanto o Lucas quanto Matheus estão apresentando nível similar. Estou observando os dois e vendo como se comportam em função de contextos diferentes. Posso efetivamente tomar a decisão que um deles vai tomar à frente ou escalar conforme o contexto. Os dois têm pontos a melhorar, assim como o Léo e todos", completou.

O Athletico se prepara agora para enfrentar o lanterna São Joseense. O duelo, válido pela oitava rodada do Campeonato Paranaense, acontece na próxima quinta-feira (6), às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba.

Onde apostar no Paranaense 2025

As melhores bets legalizadas do Brasil oferecem apostas no Campeonato Paranaense 2025. É possível dar palpites no vencedor de cada jogo, total de gols da partida, campeão da competição, entre outros mercados.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
TJD-PR define data do julgamento de polêmica do Paraná Clube
TJD-PR define data do julgamento de polêmica do Paraná Clube
Globo e novidades: saiba onde assistir aos jogos do Brasileirão em 2025
Globo e novidades: saiba onde assistir aos jogos do Brasileirão em 2025
Coritiba abre leilão de camisas de ação antirracista e vai destinar valores a projetos sociais
Coritiba abre leilão de camisas de ação antirracista e vai destinar valores a projetos sociais
Bônus sem depósito - Ranking atualizado em fevereiro de 2025
Bônus sem depósito - Ranking atualizado em fevereiro de 2025

Formado pela PUCPR, trabalhou por dois anos nas editorias de Esportes e Cidades da Gazeta do Povo. Entre 2019 e 2024, atuou como repórter em diversas coberturas de Política pelo Paraná Portal, antigo parceiro do UOL. Desde 2021, p...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Ídolo marcado por rebaixamento se despede do Athletico: "Nunca foi um contrato ou um troféu"
Nas redes sociais

Ídolo marcado por rebaixamento se despede do Athletico: "Nunca foi um contrato ou um troféu"

Carneiro & Mafuz: As consequências da crise moral de Petraglia no Athletico
Podcast

Carneiro & Mafuz: As consequências da crise moral de Petraglia no Athletico

Barbieri aponta o que faltou ao Athletico no rebaixamento do centenário
Estadual

Barbieri aponta o que faltou ao Athletico no rebaixamento do centenário

Tudo Sobre

Barbieri aponta o que faltou ao Athletico no reba...