Com novo técnico, Athletico evolui no ataque e faz jogo seguro; leia análise
Na estreia do técnico Wesley Carvalho, o time de aspirantes do Athletico mostrou segurança atrás e eficiência na frente para vencer o Azuriz por 2 a 0 e colar nos líderes do Campeonato Paranaense. Os pratas da casa Julimar e Rômulo marcaram os gols do Furacão no duelo deste domingo (13), no Estádio Os Pioneiros, pela sétima rodada.
O Furacão mantém a invencibilidade, agora com três vitórias e quatro empates. Com isso, o clube chega aos 13 pontos, apenas um atrás de Operário, Coritiba e FC Cascavel. E a próxima rodada terá justamente o clássico Atletiba, às 20h30 de quarta-feira (16), no Couto Pereira. Já o Azuriz estaciona na nona posição, com sete pontos - a equipe visita o Rio Branco às 18h de quarta (16), na Estradinha.
Substituto de James Freitas, o técnico Wesley Carvalho assumiu o time de aspirantes oficialmente no sábado (12) e já estreou neste domingo (13). Antes de chegar ao Furacão, o treinador de 47 anos havia trabalhado nas categorias de base do Vitória e do Palmeiras.
Apesar do pouco tempo, o novo comandante rubro-negro já mudou peças e até o esquema tático. O Athletico, que vinha jogando com três zagueiros com James Freitas, entrou em campo com apenas dois zagueiros, no 4-3-3. Além disso, o treinador promoveu a estreia de Dani Bolt, ex-Fluminense, na lateral direita.
Sob nova direção, o Athletico tomou a iniciativa desde o início e balançou as redes do Azuriz aos 14 minutos. O atacante Julimar recebeu belo passe de João Pedro, bateu cruzado e contou com uma "ajuda" do goleiro Caio, que deixou a bola passar.
O Furacão seguiu com uma postura ofensiva mesmo depois do gol, jogando principalmente pelos lados, com Vinícius Kauê, Daniel Cruz e o próprio Julimar. Assim, o time conseguiu ampliar aos 40. Daniel Cruz arrancou pela direita e, aos trancos e barrancos, deixou Rômulo de cara para o gol para fazer o 2 a 0.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2022!
Além dessa evolução na frente, o Athletico manteve a segurança defensiva. Luan Patrick e Lucas Fasson mostraram maturidade, apesar dos 20 anos de idade de cada um, e tornaram o goleiro Anderson praticamente um espectador no primeiro tempo. O camisa 1 só teve trabalho em um cabeceio de Vieira no canto.
Com o 2 a 0 no placar, o Furacão reduziu o ritmo no segundo tempo e passou a administrar o resultado. E, com apenas seis opções no banco de reservas, Wesley Carvalho promoveu a primeira mudança apenas aos 20 minutos por uma necessidade. Dani Bolt saiu de maca e deu lugar a João Vialle. O Azuriz até esboçou uma reação no final, mas o Athletico mostrou por que tem a melhor defesa do estadual, com apenas três gols sofridos em sete jogos disputados.
Apesar dessa queda de produção na etapa final, o Athletico coroou a melhor atuação da equipe de aspirantes com os três pontos. No Atletiba, o clube deve utilizar o time principal, até para dar ritmo aos titulares de olho na Recopa. Porém, o Furacão de Wesley Carvalho mostra que pode brigar pelo título estadual e, principalmente, que pode render bons frutos para o futuro rubro-negro.
Ficha técnica
CAMPEONATO PARANAENSE
7ª rodada
13/2/2022
Azuriz 0x2 Athletico
Azuriz: Caio; Saulo (Wenderson), Gabriel Fornari, Salazar e Jamerson; Bosel (Rithely), Cayo Tenório e Natan (José Hugo); Fabrício Oya (FP), Berguinho e Vieira (Robinho). Técnico: Celso Martins.
Athletico: Anderson; Dani Bolt (João Vialle), Luan Patrick, Lucas Fasson e Vinicius Kauê; Pierre, Pablo Siles (Jonathan) e João Pedro (Lucas Halter); Daniel Cruz (Bruno Leite), Julimar e Rômulo (Jader). Técnico: Wesley Carvalho.
Local: Estádio Os Pioneiros.
Árbitro: André Ricardo Martins.
Assistentes: Welvys Fladerson Gomes Afonso e Luiz Eduardo Soares.
Gols: Julimar, 14, e Rômulo, 40 do 1º.
Cartões amarelos: Jamerson e Salazar (AZU).