Athletico joga bem, derrota o Galo e assume liderança do grupo G
O Athletico venceu o desafio mais importante da temporada até aqui. Na noite desta terça-feira (18), bateu o Atlético-MG por 2 a 1, na Arena da Baixada, e assumiu a liderança do grupo G da Libertadores, com quatro pontos. Com duas derrotas, o rival é o lanterna.
O atacante Vitor Roque, em jogada individual, e o meia David Terans, de pênalti, marcaram os gols do Furacão no primeiro tempo. O atacante Paulinho descontou na etapa final. A partida entre Libertad e Alianza Lima, no Paraguai, completa a segunda rodada do torneio neta quinta-feira (20), às 23h.
+ Confira a tabela completa da Libertadores
O time de Paulo Turra começou o jogo pressionando. Roque, que também ajudou bastante na marcação, recebeu na intermediária, avançou sem dificuldade e bateu cruzado para abrir o placar aos 6 minutos.
O segundo gol veio após longa verificação do VAR, que apontou mão de Paulinho após seis minutos de paralisação. Terans converteu o pênalti.
O Galo ainda teve um gol anulado no segundo tempo – a arbitragem apontou interferência de Jemerson em lance que Hyoran cobrou falta direto para o gol. Aos 26, em contra-ataque, Hulk lançou Paulinho, que tocou na saída de Bento.
O goleiro atleticano, aliás, foi um dos principais responsáveis pelo resultado, com defesas de alto grau de dificuldade em uma pressão final dos visitantes.
Furacão quebra de invencibilidade do visitante Galo
Além de derrotar o rival considerado mais forte do grupo, o Rubro-Negro também acabou com invencibilidade como visitante do Galo na Libertadores. O time mineiro estava há 14 jogos sem perder fora de casa no torneio.
O Athletico, por outro lado, não perde em casa pela Liberta há 11 duelos – oito vitórias e três empates. O último revés aconteceu nas oitavas de final da edição de 2019, quando foi superado pelo Boca Juniors, por 1 a 0.
A próxima partida do Furacão é neste sábado (22), às 16h, Fluminense, fora de casa, pelo Brasileirão. A equipe só volta a disputar a competição continental no 4 de maio, às 21h, quando visita o Libertad no Defensores Del Chaco.
O melhor
Bento. O goleiro atleticano garantiu a vitória com defesas incríveis, tanto no primeiro tempo como no segundo, quando apareceu bem na pressão do Galo.
O pior
Mariano. O lateral não fez uma boa partida na Baixada. No primeiro tempo, tomou amarelo por parar uma jogada atleticana. No segundo, pelo mesmo motivo, recebeu outro cartão e foi expulso.
Curiosidade
Torcedor declarado do Athletico e também identificado com o Atlético-MG, time que comandou várias vezes e foi campeão da Libertadores em 2013, o técnico Cuca assistiu ao duelo em um camarote na Baixada a convite do diretor atleticano Alexandre Mattos.
Ficha Técnica
Libertadores
2ª rodada - Grupo G
Athletico 2 x 1 Atlético-MG
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Christian (Hugo Moura); Terans (Cuello), Rômulo (Thiago Andrade) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Paulo Turra.
Atlético-MG: Everson; Mariano, Lemos (Bruno Fuchs), Jemerson, Dodô (Hyoran); Battaglia, Zaracho, Pedrinho (Vargas) e Patrick; Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba.
Data: 18/04/2023.
Gols: Vitor Roque (CAP), aos 6/1º, Terans (CAP), aos 34/1º, Paulinho (CAM), aos 24/2º.
Público: 27.401.
Cartões amarelos: Mariano e Paulinho (CAM).
Cartão vermelho: Mariano (CAM).
Árbitro: Pablo Echavarria (ARG).
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG).
VAR: Hector Paletta (ARG).