Athletico: Por que a Arena da Baixada mudou de nome?
Em fevereiro de 2024, o estádio do Athletico mudou de nome. Conhecida como Arena da Baixada, o estádio Joaquim Américo Guimarães passou a se chamar Mario Celso Petraglia.
A mudança foi obtida por vontade do Conselho Deliberativo, que convocou uma reunião extraordinária para votar a alteração.
Apesar da convocação dos conselheiros, não foi feita nenhuma contagem de votos sobre a mudança. A reunião, contudo, oficializou a mudança por aclamação.
Conforme o estatuto do Athletico, o assunto é de exclusiva responsabilidade do conselho. Por causa disso, não houve nenhuma consulta aos associados para a mudança.
Por que Petraglia passou a dar o nome ao estádio do Athletico
Mario Celso Petraglia é o atual presidente do Conselho Administrativo do Athletico. Por boa parte da torcida e, principalmente, entre os atuais funcionários e conselheiros rubro-negros, Petraglia é o principal dirigente da história do Furacão.
A visão é que Petraglia causou uma "revolução" no Athletico. No comando do clube desde 1995, com um hiato entre 2009 e 2011 devido ao rompimento com o então presidente Marcos Malucelli.
Para muitos, o atual presidente do Furacão é o responsável por tornar um "time de bairro" em um dos clubes com uma das estruturas mais modernas da América Latina.
Além disso, esportivamente, o Athletico se tornou uma marca internacional, com títulos continentais, e passou a ser temido nacionalmente. Neste século, o Furacão soma duas taças da Copas Sul-Americana (2018 e 2021), uma Copa do Brasil (2019) e o título de Brasileirão (2001), além de dois vices na Libertadores (2005 e 2022).
Quem era Joaquim Américo Guimarães
A Arena da Baixada tinha nome de Joaquim Américo Guimarães até a mudança no início deste ano. Joaquim foi fundador Internacional FC, que se fundiu ao América FC para o surgimento do Athletico.
Contudo, a família Américo Guimarães organizou um abaixo-assinado contra a mudança do nome do estádio.
A família entendia que Américo não foi importante só para o Athletico, mas tem um histórico de pioneirismo no esporte e foi a pessoa que construiu o primeiro estádio do Paraná. A alteração seria desconstruir um legado. O pedido seria para que outro tipo de homenagem fosse feito para Petraglia.
Contudo, na reunião extraordinária dos conselheiros do Athletico ficou definido que uma nova homenagem a Joaquim Américo Guimarães ainda seria definida.
Naming rights da Arena
Apesar da mudança para Mario Celso Petraglia, a Arena da Baixada é chamada atualmente de Ligga Arena. Isso porque o contrato de R$ 200 milhões por 15 anos foi fechado com a Ligga Telecom.
O acordo é o terceiro maior do país e representa R$ 13,3 milhões por temporada. O valor ajudou o Athletico a quitar os primeiros pagamentos da dívida pela reforma do estádio para a Copa do Mundo 2024 no acordo tripartite.