Matemática

Sem vencer em casa, Athletico vê risco de rebaixamento aumentar no Brasileirão

Sem vencer em casa, Athletico vê risco de rebaixamento aumentar no Brasileirão

Esquivel em Athletico x Fortaleza

Com a pior sequência da história como mandante na competição, o Athletico despencou na tabela do Brasileirão 2024. O time, que chegou a estar na liderança, ocupa a 13ª posição e soma 30 pontos, a cinco de Vitória e Corinthians, clubes que abrem a zona de rebaixamento.

continua após a publicidade

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Athletico tem 13,1% de riscos de ser rebaixado, no ano do centenário, para a Série B.

+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky

Vale lembrar que o Furacão ainda tem dois jogos a menos que a maioria dos rivais. Os duelos contra Fluminense e Atlético-MG, pelas rodadas 17 e 19, foram adiados e ainda não têm nova data.

continua após a publicidade

O número chamado “mágico” para escapar do rebaixamento é de 45 pontos. No caso do Athletico, restam 15 para serem conquistados. Considerando que a equipe ainda vai disputar 42 pontos, o Athletico precisa de um aproveitamento de 35,7%.

No geral, até agora, o Athletico tem aproveitamento de 41% no Brasileirão. No entanto, o índice despenca se o recorte for do returno. Em sete jogos, o time conquistou apenas uma vitória, dois empates e amarga quatro derrotas. O aproveitamento do Athletico no segundo turno é de 23,8%.

Resultados ruins como mandante desanimam Athletico

As contas exigem cinco vitórias do Athletico. Sete outros rivais ainda vão visitar o estádio rubro-negro de Curitiba: Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Vitória, Atlético-GO, Fluminense e Bragantino.

continua após a publicidade

Contudo, o fator casa poderia ser mais animador se o retrospecto recente na Ligga Arena fosse melhor. O time amarga uma sequência de oito jogos sem vencer como mandante. São três empates (Fortaleza, Flamengo e Corinthians) e cinco derrotas (Palmeiras, Juventude, Grêmio, Bahia e São Paulo).

+ Nikão é afastado no Athletico; saiba o motivo

Jogos restantes do Athletico no Brasileirão

Exit mobile version