Athletico anuncia o retorno do volante Fernandinho
O volante Fernandinho, 37 anos, está de volta ao Athletico. Ao lado do presidente Mario Celso Petraglia, o ídolo atleticano foi apresentado de forma oficial nesta segunda-feira (27) em uma coletiva de imprensa na Arena da Baixada.
Fernandinho externou se desejo de voltar ao Furacão já no ano passado. A negociação com o Athletico, comandada pelo presidente Petraglia, se estendia desde o fim de maio deste ano, quando jogador informou oficialmente que não renovaria com o clube inglês. O vínculo com o Rubro-Negro é até o fim de 2023.
"O Fernandinho está realizando um sonho do Athletico de voltar à sua casa. A gente vem mantendo contato todo este tempo desde que ele foi vendido muito cedo ao Shakhtar e acompanhamos sua carreira espetacular", disse Petraglia.
"Acho que foi, sem deméritos aos demais, o atleta que mais destaque teve dos que passaram por aqui. O Kleberson também, campeão mundial do mundo, mas não teve a carreira que o Fernandinho conseguiu ter", reforçou o cartola.
Já Fernandinho valorizou o fato de conseguir encerrar a carreira do Athletico e disse realizar um sonho pessoal. "Com enorme satisfação, volto para casa. O clube onde me ensinou muita coisa, desde 2002, me ensinou muito valores, que me ajudaram a me tornar o jogador e a pessoa que sou", afirmou.
Fernandinho foi revelado pelo PSTC e chegou ao Athletico ainda nas categorias de base. Pelo Furacão fez campanhas de destaque entre 2003 e 2005 - ano do vice-campeonato da Libertadores. Depois, foi vendido ao Shakhtar Donestsk onde ficou de 2005 a 2013 até chegar ao Manchester City.
Em nove temporadas pelo clube inglês, foram 383 jogos e 13 títulos, sendo cinco taças da Premier League. Na última temporada, Fernandinho atuou em 33 jogos, tendo feito dois gols e dado três assistências.