Athletico anuncia a contratação de técnico Lucho González
O Athletico anunciou, nesta terça-feira (24), a contratação do técnico Lucho González. O ex-jogador argentino de 43 anos, que foi ídolo no Furacão, assume o comando da equipe principal rubro-negra após a demissão do uruguaio Martín Varini.
Lucho defendeu o Athletico como jogador entre 2016 e 2021, conquistando o bicampeonato da Sul-Americana, o título inédito da Copa do Brasil, além de uma Copa Suruga e um Campeonato Paranaense.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
O novo técnico já encarará um dos principais desafios do Furacão na temporada do centenário: o duelo de volta das quartas de final da Sul-Americana, contra o Racing, em Buenos Aires. Curiosamente, Lucho já declarou ser torcedor do time argentino.
Na partida de ida, o Furacão venceu por 1 a 0, na Ligga Arena, e garante a classificação para a semifinal até mesmo com um empate na Argentina.
+ Confira a tabela completa do Athletico no Brasileirão
Lucho González se aposentou dos gramados no Athletico, em 2021. Na sequência, iniciou a carreira fora das quatro linhas, primeiro como auxiliar de Alberto Valentim, no próprio Furacão. Em seguida, teve a primeira experiência como técnico, no Ceará.
O argentino ficou apenas dez partidas no comando do Vozão, com apenas uma vitória, cinco derrotas e quatro empates, aproveitamento de 23,3%. Mais recentemente, Lucho trabalhou como auxiliar de Eduardo Coudet no Internacional.
Lucho já comandou Athletico em Atletiba decisivo
Auxiliar-técnico do Athletico no início de 2022, Lucho González teve a oportunidade de comandar o time principal no Atletiba decisivo da partida de volta da semifinal do Campeonato Paranaense 2022.
+ Veja como deve jogar o Athletico de Lucho González
Na ocasião, o treinador Alberto Valentim havia sido expulso na partida de ida, disputada na Ligga Arena, que terminou com vitória coxa-branca, por 2 a 1. No duelo de volta, coube a Lucho tentar comandar a remontada rubro-negra.
No entanto, o Furacão apenas empatou com o Coritiba, no Couto Pereira, por 1 a 1, acabando eliminado da competição. O próprio Coxa acabaria como o campeão da edição, após vencer o Maringá na final.
Lucho relembrou saída do Athletico e "previu" retorno
Após defender o clube como jogador entre 2016 e 2021, conquistando o bicampeonato da Sul-Americana e o título da Copa do Brasil, o ex-jogador aposentou-se na Baixada e passou a integrar a comissão permanente do Furacão no CT do Caju.
No início de 2022, Lucho trabalhou ao lado do então técnico, Alberto Valentim – chegando a comandar o time em um Atletiba decisivo do Campeonato Paranaense daquele ano, quando Valentim estava suspenso.
No entanto, em abril de 2022, quando Valentim foi demitido, Lucho acabou pedindo demissão e também deixando o clube.
"Pedi para sair por uma questão de ética, de respeito, pois foi com ele [Valentim] que cheguei", explicou Lucho, em participação em podcast do UmDois, em julho do ano passado. Confira no final do texto o vídeo completo da participação do ex-atleta.
"Com ele e com o Paulo Autuori, que também teve muito a ver não só coma minha chegada ao Athletico no começo, como jogador, mas também nesta nova função que eu estava exercendo como auxiliar fixo da casa. Então foi por uma questão de ética, de respeito, porque fui educado desta forma", reforçou o argentino.
Siga o UmDois Esportes