Histórico! Athletico anula o Flamengo, repete feito e cala o Maracanã
Histórico! O Athletico eliminou o Flamengo com um 3 a 0, na noite desta quarta-feira (27), em pleno Maracanã, pelas semifinais. Com o resultado, o Furacão é finalista da Copa do Brasil pela terceira vez na história e vai em busca do bicampeonato. Os gol do Furacão foram de Nikão, duas vezes, e de Zé Ivaldo.
O adversário na decisão será o Atlético-MG, que passou pelo Fortaleza com um placar agregado de 6 a 1. As finais estão previstas para os dias 12 e 15 de dezembro.
O Furacão conseguiu segurar o Flamengo e se aproveitou dos contra-ataques para construir o placar. O Rubro-Negro paranaense repete o feito de 2019, quando também eliminou os cariocas, mas nas quartas de final e nos pênaltis naquela oportunidade. Naquele ano, o time terminou erguendo a taça da Copa do Brasil.
O duelo Flamengo x Athletico
O técnico Alberto Valentim repetiu o time da ida, quando os times ficaram no 2 a 2. A estratégia do Athletico era clara: segurar o Flamengo e jogar nos contra-ataques. O domínio foi praticamente todo dos donos da casa, posse de bola, finalizações, passes certos, mas a eficiência foi do Furacão.
Logo aos dez minutos, Renato Kayzer recebeu na área em condições de chutar, mas foi calçado por Rodrigo Caio. O árbitro Wilton Pereira Sampaio não marcou no campo, o árbitro de vídeo teve de intervir e o pênalti foi confirmado. Nikão bateu firme no canto esquerdo, sem chances para Diego Alves, que acertou o lado.
O Flamengo continuou pressionando no campo de ataque, mas o Athletico, bem postado, com uma linha de cinco e Léo Cittadini e Erick bem à frente da zaga, conseguiu segurar os cariocas. O árbitro ainda anotou um pênalti de Thiago Heleno em Bruno Henrique, mas o VAR novamente corrigiu a decisão de campo.
O jogo também foi bastante truncado, com muitas paralisações. Os acréscimos da etapa inicial foram de dez minutos. E, aos 52, o Furacão encaixou um contra-ataque perfeito. Nikão recebeu na área de Kayzer e bateu para o gol, 2 a 0.
Segundo tempo de pressão contra o Furacão
No segundo tempo, o panorama não mudou. O Flamengo ficou no ataque desde o primeiro minuto. Michael, que entrou na vaga de Diego no intervalo, quase fez um golaço ao enfileirar toda a defesa atleticana, mas a bola morreu no travessão.
Renato Gaúcho ainda colocou Vitinho, Kenedy, Ramon e Matheuzinho. O time carioca seguiu na pressão. Já Valentim colocou Pedro Rocha, Christian, Khellven e Zé Ivaldo no Furacão. O lateral-direito acabou sendo expulso em um lance em cima Ramon.
O Athletico seguiu se defendendo e, novamente, em um contra-ataque mortal, fez o terceiro. Zé Ivaldo recebeu de Pedro Rocha na área e fechou o show do Furacão em pleno Maracanã. O Rubro-Negro paranaense calou, mais uma vez, o Maracanã, que recebeu 31.586 pessoas (29.549 pagantes).
O Athletico terá outra final na temporada. O clube também é finalista da Sul-Americana contra o Bragantino.