Athletico amarga pior sequência como mandante na história do Brasileirão
No ano em que completou 100 anos, o Athletico alcançou a pior sequência da história do clube como mandante em uma edição do Campeonato Brasileiro. A informação faz parte do levantamento de Osmar Rebolo Junior, jornalista e historiador do Furacão.
São quatro derrotas seguidas como mandante no Brasileirão 2024 - Juventude, São Paulo, Bahia e Grêmio. Se contar os empates diante do Flamengo e Corinthians, são seis jogos como em casa na Série A em que o Furacão não vence.
+ Confira a tabela completa do Athletico no Brasileirão
Em jogos do Campeonato Brasileiro, o Furacão chegou a ter algumas sequências de três derrotas seguidas. A última vez havia sido em 2021, com tropeços diante do Bahia, Fluminense e Santos.
O UmDois analisou os desempenhos dos últimos sete anos do Rubro-Negro nos Brasileiros. Veja:
- Em 2023, o Athletico perdeu apenas uma das 19 partidas em Curitiba: 1 x 2 sofrido para o Grêmio.
- Em 2022, Athletico perdeu para Atlético-MG e Palmeiras.
- Em 2021, foi batido por São Paulo, Corinthians, em sequência. Depois ainda teve a série de derrotas diante de Bahia, Fluminense, Santos (três seguidas). Para completar, o time ainda sofreu revés para o Atlético-MG.
- Em 2020, o Athletifo foi batido Palmeiras e Fluminense (e somou empates com Bragantino e Botafogo na sequência). Outra série ruim foi um empate com o Ceará mais as derrotas Corinthians e Grêmio. No fim, o Furacão também foi batido pelo Atlético-MG
- 2019 - derrotas para Corinthians, São Paulo e Avaí, além da pior série daquele ano: empate com Chapecoense, derrota Flamengo e empate com Palmeiras.
- 2018 - derrotas para Palmeiras, Atlético-MG (série) e São Paulo.
Athletico soma três sequências de cinco derrotas seguidas na Baixada
Conforme os dados do jornalista e historiador Osmar Rebolo Junior, o Athletico já chegou a ter um jejum de cinco jogos sem vencer na Arena da Baixada, hoje conhecida como Ligga Arena.
Contudo, todas essas três sequências aconteceram em 1938, 1950 e 1952. Naquela época, ainda não existia o Campeonato Brasileiro
Veja a lista das cinco derrotas em sequência do Furacão:
- 05 jogos (10/07/1938, 2x5 Juventus, pelo Paranaense, até 08/10/1938, 2x3 Britânia, pelo Paranaense)
- 05 jogos (17/09/1950,0x1 Internacional, amistoso, até 25/11/1950, 1x2 Água Verde, pelo paranaense)
- 05 jogos (02/04/1952, 1x2 Cruzeiro de Porto Alegre, amistoso, até 10/08/1952, 1x3 Coritiba, pelo Paranaense)
Sequência atual do Athletico se mistura com bons resultados nas Copas
O último triunfo do Athletico com o apoio da torcida no Brasileirão foi sobre o Criciúma, no dia 13 de junho. Apesar da série negativa histórica, o time ganhou na Ligga Arena de Cerro Porteño e Belgrano, da Argentina, pela Sul-Americana e Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil.
Ou seja, as classificações nas Copas deram fôlego. Além disso, o alerta ficou ligado no vestiário rubro-negro.
"Em relação com a sequência de jogos, a gente quer vencer cada jogo. Queremos vencer no Brasileirão, subir a posição na tabela e queremos vencer em casa. Estamos com nossa torcida, que é muito importante para nós. O foco de nós está em conseguir cada vitória. As vezes não acontecem e o futebol tem disso. São coisas difíceis de explicar", disse Varini.
Confira a sequência do Athletico no Brasileirão 2024, jogando na Ligga Arena:
Tentando esquecer os números ruins, o Athletico se prepara para enfrentar o Belgrano, da Argentina, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O duelo acontece nesta próxima quinta-feira (23), às 19h, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba.