Entenda por que o Athletico mudou de estratégia e abraçou de vez o Youtube
O Athletico fez uma importante mudança em sua estratégia digital ao abandonar o modelo antigo da Rede Furacão e adotar o Youtube como plataforma principal de vídeo e transmissão de jogos a partir de 2025.
Anunciada nessa quarta-feira (7), a migração vale já na partida contra o Paraná Clube, neste sábado (11), às 16h, na Ligga Arena, na estreia do Campeonato Paranaense. Para acessar aos jogos ao vivo, será necessário pagar R$ 14,99 mensais, condição referente aos direitos de exibição pay-per-view (PPV).
Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Guia do Ruralzão: tudo sobre os times
Os motivos da troca são claros. Plataforma já consolidada no mercado, o YouTube traz mais visão e alcance para os usuários, além de uma boa oportunidade de monetização.
Ao contrário de uma plataforma fechada como era a Rede Furacão, na qual o alto custo de manutenção e a baixa adesão de patrocinadores não davam luz aos conteúdos produzidos pela equipe audiovisual do clube.
Quem era assinante da Rede Furacão, por sua vez, teve o plano interrompido e, caso queiram assistir às partidas devem se tornar membros do canal do Rubro-Negro no YouTube.
Desta forma, o Athletico será concorrente direto da NSports, que transmitirá parte dos jogos da equipe neste Estadual. Mas a plataforma de streaming gratuita poderá exibir apenas as partidas do Furacão que também serão transmitidas na TV Aberta, pelo grupo RIC.
Athletico: Transmissões da Série B ainda são incógnita
Enquanto o novo modelo de transmissões de partidas do Athletico no YouTube entra em vigor a partir da estreia no Estadual, o cenário para a Série B ainda é uma incógnita.
Atualmente, não há definição sobre onde a nova temporada da competição em TV aberta, TV fechada e ou mesmo pay-per-view. A partir deste ano, os direitos de transmissão serão negociados com os grupos criados – LFU e Libra.
O Athletico faz parte da Liga Forte União do Futebol Brasileiro (LFU), mas o grupo ainda não começou procurar interessados no produto. O certo é de que, na Série B, os valores serão muito menos atrativos para o Furacão. No ano passado, os 20 times dividiram R$ 231 milhões.
Em último caso, não havendo acordo, o Athletico poderia até mesmo transmitir suas partidas na competição com exclusividade em seu canal de YouTube. Já a Copa do Brasil seguirá tendo seus direitos de transmissão atrelados à Globo, SporTV e Amazon Prime.