Artilheiro do Athletico, Terans está perto de igualar melhor número na carreira
Há um ano e quatro meses no Athletico, o meia David Terans está prestes a igualar seu melhor número na carreira. Atualmente, o uruguaio soma 14 gols na temporada, um a menos da sua melhor atuação com a camisa do Peñarol.
Em 2020, "El Rey" viveu seu auge pela equipe carbonera em sua primeira temporada pelo clube. Foram 37 jogos, com 15 gols e seis assistências.
Na temporada seguinte, disputou apenas seis jogos antes de acertar contrato com o Furacão, com três gols no período, todos pela Sul-Americana (diante do Cerro Largo, Huancayo e Corinthians).
Carreira
Terans foi anunciado pelo Athletico em maio do ano passado, com contrato de quatro anos. Na época, o valor da negociação girou em torno de R$ 7,5 milhões por 80% dos direitos.
Terans começou no futebol na categoria sub-16 do Rentistas. Após se profissionalizar, foi para o Santiago Wanderers, do Chile, e se trasnferiu na sequência ao Danubio, do Uruguai. Credenciado pela boa temporada no time uruguaio, o jogador foi contratado pelo Atlético-MG em junho de 2018 com um vínculo de cinco anos, até junho de 2023. Na época, a negociação custou cerca de 1,6 milhão de dólares.
Porém, o jogador não engrenou. Foi liberado após 33 jogos e dois gols durante duas temporadas, e acabou sendo emprestado ao Peñarol, sem deixar saudades na torcida do Galo. No clube uruguaio, se tornou peça fundamental no sistema ofensivo. No total, somando as temporadas 2020/2021, disputou 43 jogos, marcou 18 gols e deu 9 assistências pelo Peñarol.
Artilheiro e decisivo
Terans atualmente ocupa o cargo de artilheiro do Athletico em 2022, com 14 gols, à frente de Pablo (10) e Rômulo (9). Contra o Palmeiras, o uruguaio marcou o segundo gol no empate em 2 a 2 com o Palmeiras, no Allianz Parque, que garantiu a vaga na final da Libertadores.
No ano passado, em sete meses de clube, o uruguaio terminou como terceiro artilheiro do Furacão, com nove gols marcados, atrás de Nikão (11) e Renato Kayzer (12), e foi o segundo garçom da equipe, com nove assistências, só perdendo para Nikão (12).
David Terans no Athletico
2022
▪︎ 42 jogos*
▪︎ 14 gols
▪︎ 7 assistências
* até a partida contra o Cuiabá (18/9)
2021
▪︎ 45 jogos
▪︎ 9 gols
▪︎ 9 assistências
David Terans no Peñarol
2021
▪︎ 6 jogos
▪︎ 3 gols
▪︎ 2 assistências
2020
▪︎ 37 jogos
▪︎ 15 gols
▪︎ 1 assistências